
O actor ponderou muito antes da decisão. Com um estômago mais pequeno já emagreceu 28 quilos e come de tudo, mas em pequenas quantidades. E se antes não conseguia apertar os sapatos agora garante: "Já consigo tomar banho como as outras pessoas!"
Fernando Mendes nem sempre foi gordo e recorda os tempos em que pesava 60 quilos. Porém, com o avançar da idade e os jantares entre amigos, foi ganhando peso e chegou ao máximo de 120 quilos. "Com 1,60 m ter 120 quilos, é um exagero muito grande. Agora tenho 92,5 kg e sinto-me muito melhor, a respirar".
A urgência de perder peso não foi apenas por questões estéticas, havia mesmo o perigo de vida para o apresentador de 'Casa Cheia', da RTP. Na memória de Fernando Mendes permanece a morte do pai. "Pensei em vários casos: no meu pai, que morreu cedo, num amigo que morreu com apneia, durante o sono", recorda.
"CORTEI MESMO O ESTÔMAGO"
Porém, não foi só a respiração que melhorou com a perda de peso. "A tomar banho consigo lavar-me como as pessoas. Antigamente não chegava a certas partes do meu corpo".
As dietas não foram eficazes e Mendes, após aconselhar-se com vários médicos, tomou a decisão de ser operado ao estômago. "Cortei mesmo o estômago! É incomparável. Eu sofria um bocado. Era giro ser gordo, era muito engraçado ser o gordo simpático e bem-disposto, mas eu é que sei o cansaço que tinha. Dormia mal, hoje durmo muito bem. Tinha a tensão alta, hoje já não tomo comprimidos. E mexer-me".
Leia a entrevista completa, na TV Guia desta semana, já nas bancas.