
É filha do histórico socialista Manuel Alegre. Joana Alegre chegou à televisão e conquistou os portugueses com a sua voz, em 'The Voice'. Até aqui fez a vontade e deu continuidade à herança de família. Agora chegou o tempo de realizar o sonho de uma vida: a paixão pela música.
Joana Alegre tem 33 anos de idade e uma vida repleta, em que já fez um pouco de tudo, talvez a maior justificação para só agora querer entrar na música de uma forma mais acertiva. Do bodyboard, ao surf, e, claro, à política – é licenciada em Ciência Política e deputada municipal em Lisboa.Joana Alegre admite que viveu muitos anos sob as expectativas dos outros – daquilo que a herança familiar esperava dela –, sem dar a importância devida aos seus próprios sonhos. Chegou o momento para fazê-lo.
Mas Joana não é uma estreante. Antes de pisar o palco do 'The Voice' – onde conseguiu captar a atenção do júri, em especial de Diogo Piçarra – a também deputada tem já uma longa experiência de atuações ao vivo, nomeadamente com Mikkel Solnado.
Fez parte de várias bandas musicais e, agora, está focada em lançar-se a solo. A sua ligação à música vem de tenra idade, desde os 10 anos que toca guitarra e ukelele.
Filha de um dos mais conceituados políticos portugueses, o histórico do PS e antigo candidato presidencial, Manuel Alegre – também ele ligado às artes através da poesia –, era inevitável para Joana Alegre ter uma participação ativa na área da cidadania.
Com mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE, Joana tem licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. Para além disso, sempre foi uma pessoa com preocipações cívicas. Deputada municipal independente na Câmara Municipal de Lisboa, eleita pelo Movimento Cidadãos por Lisboa. Viveu em Nova Iorque, onde fez um estágio nas Nações Unidas.
No lado mais pessoal, Joana vive com o filho e o namorado, João, em Alcochete. Conheceram-se há sete anos em Villa Berta, durante o Santo António. Foi praticante de bodyboard e agora é uma adepta de surf. A deputada-cantora diz-se uma mulher que adora a vida do campo mas também o mar.