
O dia 28 de julho de 2013 ficará marcado para sempre com o trágico acidente que vitimou o toureiro José Luís Gonçalves na estreia do programa 'Dança Com as Estrelas', da TVI, na altura apresentado por Cristina Ferreira.
Desde essa data, o toureiro fez cinco operações à cabeça e tem lutado pela vida, internado numa unidade de saúde especializada, com o apoio e a ajuda permanente da mulher, Isabel Gomes, que abdicou de tudo para estar ao lado do companheiro.
A, agora, apresentadora da SIC, nunca visitou José Luís Gonçalves nem a mulher e não pretende fazê-lo. Quase 6 anos depois do acidente, Cristina Ferreira quebra o silêncio sobre o acidente que marcou para sempre a vida de muita gente e a história do 'Dança Com as Estrelas'.
Depois da homenagem de Raquel Tavares ao toureiro durante o programa da TVI, e à margem da apresentação da marca de vinhos e azeite de Dolores Aveiro, Cristina justificou emocionada: "É um episódio que nos marca muito a todos que estivemos lá na primeira edição. Nenhum de nós ainda processou aquilo que nos aconteceu e já passaram 6 anos, mas acho que se fechou um ciclo, quando a Raquel fez aquele momento. Senti que ele, sendo meu, eu tinha de o partilhar também de alguma forma."
Cristina diz que ainda não conseguiu ultrapassar o momento trágico e também por isso tem-se mantido afastada, para além do processo que decorreu em tribunal. "O processo depois foi difícil porque tivemos de ir todos a tribunal. Enfrentei a família e a mulher em tribunal e eu não tenho muito a dizer, a não ser pedir-lhe desculpa. Não posso fazer mais nada. Eu própria não tive qualquer tipo de influência naquilo que aconteceu. Eu estava a estrear um programa pela primeira vez. Acho que nenhum de nós conseguiu ultrapassar aquele momento que vivemos ali", disse em declarações à imprensa.
No último ano, o toureiro teve melhoras significativas. Já tem um discurso articulado, mantém as memórias e mexe as pernas. Entretanto, o filho do toureiro vai receber 25 mil euros, depois do Tribunal da Relação de Lisboa ter mantido a decisão do Tribunal Judicial de Oeiras, que condenou a produtora Endemol a pagar uma indemnização de 25 mil euros, mais juros.