'
Polémica

Há mais Marias na terra! Rita Ferro faz apelo depois de ser confundida com... Rita Ferro Rodrigues, de forma desagradável

A escritora lamenta os comentários pouco agradáveis que tem recebido de pessoas que acreditam estar a falar com a filha de Eduardo Ferro Rodrigues
Por FLASH! | 28 de janeiro de 2026 às 21:08
Há mais Marias na terra! Rita Ferro faz apelo depois de ser confundida com... Rita Ferro Rodrigues
Rita Ferro Rodrigues
Rita Ferro
Rita Ferro Rodrigues
Rita Ferro Rodrigues
Rita Ferro
Rita Ferro Rodrigues

Rita Ferro, escritora, tem 70 anos de idade e uma fotografia de perfil na sua página de Facebook que deixa bem claro quem é. Ainda assim, há quem teime em confundi-la com Rita Ferro Rodrigues, jornalista de 49 anos, e fazer comentários menos agradáveis nas suas publicações metendo o nome de Eduardo Ferro Rodrigues, político português e pai da apresentadora, ao barulho.  

A denúncia do que tem acontecido foi feito pela própria escritora, apelando a que não continuem a fazer esta confusão, apesar de terem dois nomes em comum. "Alerta homonímia: não me chamo Rita Ferro Rodrigues. Tenho 70 anos e sou avó de nove netos", começou por escrever Rita Ferro, mostrando-se um pouco irritada com esta troca.  

E a autora, mãe de Marta Gautier e Salvador Martinha, não ficou por aí. "Parem de me falar do ‘papá', referindo-se a Ferro Rodrigues. O meu pai, infelizmente, morreu há 32 anos. Usava o nome de António Quadros e era escritor e professor. Apre, que nem com a minha foto escancarada no perfil!", pediu, lamentando o que tem acontecido.  

Num dos comentários que é possível encontrar, feitos depois de Rita Ferro ter partilhado a sua análise ao debate entre os dois candidatos à Presidência da República, António José Seguro e André Ventura, mais especificamente dando a sua opinião sobre o líder do Chega, uma internauta escreveu: “A menina está com medo que o papá perca a reforma”. Cansada e aborrecida com o constante equívoco, a escritora respondeu: “Outra a confundir nomes, socorro...”.  

Num outro, e depois de mais uma referência a Eduardo Ferro Rodrigues, Rita Ferro disse: “O meu pai morreu há 30 anos e não falava assim. Não confunda pessoas com o mesmo nome”. Os comentários multiplicam-se e Rita Ferro faz questão de ir esclarecendo que não é a apresentadora, mas não tem sido tarefa fácil. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável