Poucos foram os homens que fizeram jus ao nome que carregam de família. Pedro Guerra era guerrilheiro na defesa das suas crenças, terrorista no combate político e desportivo. Tirou o sono a muitos e ficou famoso pelos seus trocadilhos, muitos dos quais fizeram algumas das manchetes do 'Independente'.
Foi uma pausa no amor que os unia desde 1981. Afinal Marcelo Rebelo de Sousa regressou para o colinho da amada que lhe dá estabilidade. O regresso ao convívio com Rita Amaral Cabral notou-se logo no comportamento de "Celinho": está mais calmo, mais sensato e mais estratega. Conheça toda a história da mulher que é o peso de estabilidade na balança do Chefe de Estado, com quem tem, segundo uma pessoa muito próxima do casal, "uma relação mais do foro intelectual do que físico".
Viajou para Inglaterra em meados de setembro e de lá fugiu num jacto privado para um destino incerto. Em Portugal, amarrada aos credores, João Rendeiro deixou a mulher, com quem casou há 49 anos na Murtosa. Dela diz que é uma "mulher extraordinária". E tem mesmo de ser. Chama-se Maria de Jesus e bem pode rezar a todos os santos pelo inferno em que o marido a deixou: GNR a bater-lhe à porta, credores a morderem-lhe os calcanhares a pedirem indemnizações e o julgamento da opinião pública. Isto, enquanto o marido poderá estar à sombra de uma palmeira, num destino tropical, a beber uma margarita.