
O realizador de televisão Nuno Teixeira morreu hoje, aos 74 anos, informou a RTP, a cujos quadros pertenceu durante mais de três décadas e para a qual dirigiu a primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia".
Nascido em Silgueiros, no distrito de Viseu, Nuno Teixeira teve uma longa carreira na RTP, iniciada nos estúdios do Porto e, depois, firmada em Lisboa, através de dezenas de programas, como "Sabadabadu", distinguido no Festival Rose d'Or, de Montreux, na Suíça, em 1981.
"Morreu o histórico realizador de televisão, e meu querido amigo, Nuno Teixeira. O Nuno realizou o meu 'Tal Canal', o histórico 'Humor de Perdição', e mais tarde o 'Casino Royal'", começou por dizer Herman José.
"Tivemos sempre uma ligação cordial e perfeita. Só discutimos uma vez… Quando eu insisti que incluíssemos o blooper do Engenheiro Carlos Saraiva da Euromíssil no alinhamento do nosso 'Tal Canal'. Achava ele que assumir a fragilidade, seria pouco ortodoxo e nada profissional. E tinha razão à luz das regras da época… Mesmo assim insisti na temeridade, por achar que o prazer que provocava no nosso público fiel, compensaria a mancha na pureza técnica do produto final. Acabou por ceder. E mais tarde por adorar a ideia. A partir desse momento, sempre que eu dizia "mata", ele acrescentava "esfola". O Nuno ocupa um lugar de destaque na galeria dos meus afetos. Ao lado do Fernando Ávila, do Thilo Krassman, do Pedro Osório, do Nicolau e de tantos outros… O meu abraço sentido à sua querida família", afirmou o humorista.
Também Maria Rueff recordou o realizador: "Querido Nuno Teixeira, tanto que me ensinou. Tanto que lhe devo...Como se diz, na nossa amada Beira Alta, Bem haja e que a terra lhe seja leve!".