
Maria João Abreu viveu, nos últimos tempos, provavelmente o seu melhor período profissional, com a escolha para ser a protagonista da novela 'Golpe de Sorte', da SIC, que teve excelentes audiências.
Foi a primeira vez que protagonizou uma novela de horário nobre e isso deu-lhe muita felicidade, como assumiu várias vezes em público.
Mas Maria João vive, aos 55 anos, um pesadelo muitas vezes silencioso: sofre com uma doença autoimune que a incapacita e lhe dá muitas dores. A atriz deverá ter fibromialgia, apesar dos médicos ainda não lhe terem feito o diagnóstico a 100 por cento. "Não há diagnóstico para a fibromilagia, é sempre por exclusão de partes", assume em entrevista à revista 'Lux'.
"Há dias que o meu corpo tem 70 anos. Depois da menopausa, tenho sentido muitas dores nas articulações. Tenho sofrido muito", lamenta.
"Há 3 anos fiz uma análise que revelou uma doença autoimune. Andei no Instituto de Reumatologia para despistar essa doença e não acusou nada. Repito todos os anos e o resultado mantém-se. A minha médica e a minha osteopata dizem que, por exclusão de partes, é muito provável que esteja com fibromialgia", explica.
"Assusta-me, porque me dá muitas dores. Ou ando com dores na anca ou nos joelhos... agora é dores nas costas. São dores horríveis que me impossibilitam de dormir bem, e acordo muito cansada, mais cansado do que quando me deito (...) De há 3 meses para cá piorou", diz, salientando, contudo, que estar em estúdio em gravações a rejuvenesce.
Recentemente também a cantora Sónia Tavares descreveu a sua situação como dramática. A vocalista dos The Gift também tem fibromialgia e tem muitas dores incapacitantes.