Alexandra Lencastre trocou a SIC pela TVI muito por causa da amizade que une a atriz de 60 anos de idade ao diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz. As negociações começaram em 2023, quando Alexandra estava ainda a gravar 'Flor Sem Tempo'.
Na altura, e para além da relação com Moniz, os motivos para Alexandra Lencastre voltar à TVI foram igualmente os desafios profissionais na SIC – ou a falta deles. Com estatuto de diva das novelas, assim que chegou ao canal de José Eduardo Moniz começou logo a trabalhar e os projetos têm-se sucedido.
Primeiro com ‘Cacau’, seguiu-se ‘Vizinhos para Sempre’, como jurada de ‘Dança com as Estrelas’, ‘Congela’, ‘A Protegida’ e agora ‘Amor à Prova’. Mas todo este trabalho vai ter reconhecimento. “Ela [Alexandra Lencastre] foi aumentada. Vai passar a receber 11 mil euros por mês. O contrato continua sem ser exclusivo, continua a ser preferencial. E ela está satisfeita porque assim deixam-na fazer cinema e teatro”, conta uma fonte da TVI à TV Guia.
No entanto, o aumento de ordenado traz também mais trabalho para a atriz. Segundo a mesma fonte avançou à revista, e assim que Alexandra acabe de gravar 'Amor à Prova', a atriz já tem “uma série nova que vai começar logo no início do ano”.