'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Legítima herdeira. Morte do pai de Alexandra Lencastre reabre polémica com 'irmã secreta' da atriz

Há mais de 13 anos, Ana Ribeiro, jornalista, foi reconhecida como sendo filha de Jacinto Teodósio Pedrosa. Fruto de um affair, teve de lutar na Justiça para ver o nome do pai inscrito no seu cartão do cidadão e agora está em condições de reclamar a sua parte da herança.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
25 de junho de 2025 às 20:53
Morte do pai de Alexandra Lencastre reabre polémica com irmã secreta
Morte do pai de Alexandra Lencastre reabre polémica com irmã secreta

Os tempos são delicados para Alexandra Lencastre, que aos 59 anos, atravessa um momento familiar difícil com a morte do pai, Jacinto Teodósio Pedrosa, que faleceu na última quarta-feira, dia 18. A atriz encontrava-se a gravar a novela 'A Protegida', da TVI, ao lado da filha, Margarida Bakker, quando foi informada da perda, que a deixaria devastada.

Alexandra Lencastre, Margarida Bakker
Alexandra Lencastre, Margarida Bakker

Depois da morte, envolta em polémica, com a filha mais velha da atriz a acusar o Hospital Egas Moniz de negligência médica, as cerimónias fúnebres decorreram já esta semana, com a família a não esconder a dor num momento de luto, que chega numa altura em que Alexandra Lencastre não tem olhado a meios para chegar a todas as frentes, com a mãe a viver igualmente um contexto de saúde delicado, a braços com a doença de Alzheimer.

 “A história do meu núcleo mais próximo não é muito feliz, o meu irmão é deficiente motor e também vivia comigo, depois teve de ser internado e o meu pai também está bastante doente, mas muito bem de cabeça, graças a Deus. É um homem culto e interessante que ficou deprimidíssimo de viver nesta realidade e, portanto, eu resgatei o meu irmão e a minha mãe e mudei-me para Sintra, para onde tivessem jardim para passear, e estou permanentemente em obras para adaptar o espaço às necessidades", tinha afirmado Alexandra Lencastre pouco antes da morte do pai.

PASSADO VOLTA À TONA

A morte do pai de Alexandra Lencastre traz também à tona dores antigas, relacionadas com a vida mais íntima de Jacinto Teodósio Pedrosa, que há 13 anos foi obrigado a reconhecer a paternidade de Ana Ribeiro, jornalista da RTP, fruto de uma relação extraconjugal, que terá mantido paralelamente ao seu casamento.

Registada como filha de pai incógnito, a profissional de comunicação sempre demonstrou grande interesse em saber a identidade do seu progenitor, que a mãe dizia ter morrido na guerra. Foi, no entanto, muitos anos mais tarde, e já numa idade adulta, que Ana Ribeiro chegaria ao nome de Jacinto, dando início a uma batalha legal para que a paternidade fosse reconhecida, uma vez que do outro lado não encontrou o acolhimento que esperado, tendo de levar o caso até às últimas consequências.

Do outro lado, contou-se à época que a mãe de Alexandra só descobriria a infidelidade do marido quando este foi chamado para realizar os primeiros testes de ADN. Aquando da confirmação em tribunal, o assunto acabaria por vir à tona, com a mediática atriz a pedir recato perante o momento familiar delicado.

Nessa altura, Alexandra explicaria também que tentou uma aproximação à irmã, mas sem sucesso. “Sempre tive um espírito bastante apaixonado e simultaneamente crítico e curioso. E isso levou-me a aproximar-me dela. Contudo, verifiquei que não existiam as condições necessárias para se gerar uma aproximação e uma relação saudável, porque não era uma coisa de sempre. Mas isto são situações que devem ser geridas e cuidadas dentro do seio familiar.”

Durante os meses seguintes, o assunto passaria a ocupar páginas infinitas nas revistas cor-de-rosa, mas com o passar dos anos cairia em esquecimento, nunca se tendo chegado a saber ao certo se, depois da confirmação, Ana Ribeiro iniciaria alguma espécie de relação com o pai e se a aproximação à irmã, Alexandra Lencastre, algum dia aconteceu. No entanto, à hora da morte de Jacinto Teodósio Pedrosa, haverá questões que se levantam e tendo sido a jornalista reconhecida pelo tribunal como sua filha, a questão da herança estará em cima da mesa.

Apesar de não ter marcado presença nas cerimónias fúnebres, a verdade é que a partir do momento em que foi reconhecida como filha legítima de Jacinto Teodósio, Ana Ribeiro passa a ter também direito sobre a herança do pai, não se sabendo se irá reclamar em tribunal a sua quota-parte da herança.

A atriz, recorde-se, depois de ter quebrado o silêncio sobre a situação familiar com a irmã, não mais voltaria a abordar o assunto, sendo público, no entanto, que as duas estão afastadas, não mantendo, aos dias de hoje, qualquer relação. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável