
O secretário de Estado Adjunto e da Energia mostrou o seu desagrado com o programa de informação apresentado por Sandra Felgueiras na estação pública que já apresentou múltiplas reportagens sobre a prospeção de lítio pela empresa Lusorecursos, em Montalegre.
No Twitter, João Galamba já não conseguiu disfarçar o incómodo e, numa linguagem considerada pouco própria para alguém que ocupa funções no Governo, classificou o formato da RTP1 como "estrume" e "coisa asquerosa".
Apesar de Galamba se vir a arrepender e apagar o ‘tweet’, Judite Sousa não resistiu a dar a sua opinião sobre esta polémica classificando atitude do secretário de Estado Adjunto e da Energia como "uma vergonha".
Na coluna que assina no semanário 'Sol,' a antiga jornalista da TVI escreveu: "A forma como João Galamba qualificou um programa da RTP [Sexta às 9] é de uma obscenidade verbal. Revela a extrema dificuldade de alguns lidarem com a informação livre e independente. Daí ao insulto é um pequeno passo. Tratando-se da RTP existe a tentação de controlar e de impor uma linha de orientação editorial à televisão pública. Já se viu isto muitas vezes. Uma vergonha", realçou Judite Sousa.
Recorde-se que a estação pública também já tinha reagido às declarações de João Galamba: "As palavras que proferiu atentam contra o bom nome da RTP e da sua jornalista Sandra Felgueiras e desrespeitam a liberdade de informação. Vindas da parte de um membro do governo assumem particular gravidade.", escreveu RTP na página de Facebook do programa 'Sexta às 9.'