
Judite Sousa foi duramente criticada nas redes sociais depois de ter feito uma reportagem sobre o trágico incêndio de Pedrógão Grande... junto a um cadáver, no domingo, 18, para o 'Jornal das 8', da TVI.
As críticas focaram-se no facto da pivot, de 56 anos de idade, ter perdido o único filho, André, num acidente trágico, e houve quem relembrasse os esforços que Judite fez para impedir que qualquer imagem do jovem circulasse nos meios de comunicação. "Hipocrisia" foi a palavra de ordem na maioria das publicações dos internautas revoltados.
A polémica levou a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social ter anunciado a abertura de um "um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande". Mais tarde, a Direção de Informação da TVI viu-se obrigada a sair em defesa dos seus jornalistas, em particular da sua diretora-adjunta, através de um comunicado.
"Conscientemente a TVI tem procurado respeitar a dor de quem sofre, sem a esconder. Nas horas e horas de emissão e diretos, é feito pelos nossos profissionais um esforço de contenção, sem prejuízo do rigor, de verdade e daquilo que a nossa orientação editorial considera ser notícia relevante", lia-se no comunicado onde a Direção de Informação da TVI disse ainda que "não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais".
Judite Sousa tardou a reagir, preferiu o silêncio. Na terça-feira, a pivot do 'Jornal das 8' tomou uma posição de forma figurada. Apagou todas as publicações da sua página de facebook, deixando apenas uma reportagem da jornalista Christianne Amanpour, sobre o genocídio no Ruanda, onde as imagens estão pejadas de cadáveres. Judite Escreveu apenas: "Uma das minhas referências".
Nesta quarta-feira, Judite ultrapassou de vez a polémica, ingnorando reações, as negativas e as positivas. Seguiu em frente e enalteceu Cristiano Ronaldo e companheiros, com um elogio ao resultado da Seleção Nacional frente à Rússia, na Taça das Confederações, que está a ser disputada na terra dos Czares. "É desta fibra que se aguentam os vencedores. Parabéns Ronaldo. Parabéns Portugal".