
O ator Luís Mascarenhas é um dos nomes consagrados da área da representação em Portugal. É um dos atores e dobradores mais experientes do País mas, ainda assim, enfrenta, aos 77 anos de idade, a frustração de passar largas temporadas sem trabalho e as consequentes dificuldades financeiras. E esta não é uma luta de agora.
"Claro que me revolta saber que não tenho trabalho e não tenho dinheiro, porque o que é que eu gostaria mais que me acontecesse na vida? Era de manhã, quando acordasse, não ter de me preocupar com a renda da casa. Tenho vontade de trabalhar, mas tenho sobretudo é que trabalhar, porque eu não vivo com 500 euros de reforma. Nem eu nem nenhum dos meus colegas", lamentava-se a Manuel Luís Goucha em 2023.
"Lido mal com a falta de trabalho. (…) Causa-me uma certa revolta, uma certa mágoa e uma certa tristeza. Com certeza, sou capaz de ter cabimento em alguma coisinha destas… não me chamam porquê? Porque é que não me chamam?", questionava então.
Luís Mascarenhas está agora de volta ao trabalho com o telefilme da RTP 'Excelência', um alívio depois de ter feito uma travessia no deserto. "Não fazia nada há dois anos. Fiz uma coisinha num filme do Leonel Vieira e mais nada", desabafou com a TV Guia, ao mesmo tempo que lamenta a "falta de trabalho para pessoas da minha idade".
Com uma reforma de 550 euros mensais, nem sempre é fácil fazer face aos desafios da vida. Com a mulher, Marta Oliveira, doente há vários anos – burnout, ansiedade e agorafobia – e sem subsídio de doença há dois anos, sem "um tostão", Luís Marcarenhas assume que "isto não está fácil" e que por vezes "anda aflito". O ator não pretende caridade mas sim trabalho. "Eu gosto é de trabalhar e fazer uma coisa que sempre amei", garante à revista.
Leia o artigo completo na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.