
Marcelo Rebelo de Sousa está de parabéns pelos seus 69 anos, assinalados esta terça-feira, e para marcar a data o Presidente da República escolheu passar ao lado dos militares da Marinha, por outra questão também muito especial.
O chefe de Estado participou na cerimónia de comemoração dos 700 anos da Marinha, que teve lugar esta tarde na Praça do Comércio, em Lisboa, com a presença de mais de 800 militares.
No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os "heróis" da Marinha, que são mencionados no primeiro verso do hino nacional.
Mas nem tudo foi elogios. O Presidente dos Afetos deixou um recado ao Ministério da Defesa, afirmando que "é necessário continuar a investir na Armada, investir nas pessoas, na dignificação das mulheres e homens que escolheram a carreira das armas para servir Portugal".
"É necessário investir também nas capacidades, no apoio de retaguarda, nos meios que asseguram a autoridade do Estado no mar, a segurança marítima, a vigilância das nossas águas, o estrito acesso à nossa plataforma continental", defendeu.
Sob o olhar do presidente, cerca de 800 militares da Marinha desfilaram na Praça do Comércio.
E o Marcelo de Marcelo continua marcado pelo trabalho. O presidente saiu em seguida para uma reunião de trabalho no Palácio de Belém sobre a Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.