
As 77 anos de idade, Maria do Céu Guerra sente-se uma mulher realizada com a carreira que conseguiu construir. Contudo, há uma parte da vida da consagrada atriz que não está resolvida e que esta garante que nunca estará. Foi mãe nova e a paixão pelo teatro sobrepôs-se aos cuidados filhos, vivendo afastada de Rita Lello e Mário Guerra durante os seus primeiros anos de vida.
"É algo que nunca saberei resolver. Há culpa. Há coisas que sinto que perdi. Há ansiedade. Perdi aqueles primeiros anos, as primeiras graças... É uma pena. Não se resolve, e nem vou resolver. Já passou a altura de resolver", contou Maria do Céu Guerra a Cristina Ferreira na TVI, estação onde brilha na pele da dona Corcovada, em 'Festa É Festa', a novela líder de audiências em Portugal.
Porém, a atriz acha que obteu o perdão por parte dos filhos e hoje considera-se uma mãe exemplar. "Os meus filhos têm uma relação extraordinária comigo, mas houve essa falta. Acho que agora sou uma ótima mãe, sou uma mãe amiga, interessada, que troca a companhia de qualquer pessoa pela dos meus filhos. Mas, naquela altura, estava no início da minha carreira, era muito nova, estava apaixonada pelo teatro, estava a querer fazer coisas e tinha uma mãe extraordinária que ia tratar dos meus filhos melhores do que eu. E tratou."