
Mimicat foi a grande vencedora do 'Festival da Canção 2023'. Foi com a canção 'Ai Coração' que a cantora de coimbra convenceu o público a escolhe-la para ir representar Portugal à Eurovisão, em Liverpool. A vitória foi anunciada pelos apresentadores Vasco Palmeirim e Filomena Cautela e o prémio foi entregue por Maro que o ano passado representou Portugal em Turim.
"Ninguém sabia quem eu era e, quando apresentei esta canção, foi por todos nós. É por todos os underdogs (azarentos)que andam aí a cantar para terem uma oportunidade, há séculos, e não conseguem. Obrigada a toda a gente que se identificou com a minha canção e que votou", disse emocionada Mimicat quando recebeu o prémio.
A cantora de 38 anos que gravou o seu primeiro disco com apenas 9 anos, não era uma cara propriamente desconhecida deste festival, uma vez que Mimicat, nome artítico da cantora Marisa Mena, já tinha participado no 'Festival da Canção' em 2001. Mimicat tentou a sua sorte, atuando numa das semifinais, com o nome Izamena, na altura.
Com a nova tentativa em 2023, para além de ganhar o 'Festival da Canção', a cantora e compositora que se apresentou ao mundo em 2014, ano em que lançou o seu primeiro albúm 'For You' como Mimicat, fez também história, pois é a primeira vez que uma canção de livre submissão vence o 'Festival da Canção'.
A cantora já fez vários espetáculos internacionais, principalmente no Brasil, onde entre 2015 e 2016, apresentou o seu disco 'For You'. Pouco tempo depois em 2017 lançou um novo álbum, 'Back in Twon'. Já em 2019, lançou a primeira música em português, 'Até ao Fim', para homenegear os 50 anos de amor dos seus pais que surgiu durante a sua gravidez.
Regressou em 2021 com o single 'Tudo ao Ar'. Em 2022 mostrou o novo single 'Mundo ao Contrário' e agora em 2023 foi a grande vencedora da 57ª edição do 'Festival da Canção' e irá levar Portugal à Eurovisão, em Liverpool.
Veja aqui a atuação de Mimicat