'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Acorda, RTP

‘O Preço Certo’ e o ‘Festival da Canção’ são apenas dois exemplos da falta de aposta da estação pública na promoção dos seus protagonistas e programas. Jornalista e José Milhazes dão machadada na credibilidade da SIC Notícias.
11 de março de 2023 às 00:00
Fernando Mendes, O Preço Certo
Fernando Mendes, O Preço Certo

1. Com as atenções concentradas na guerra de audiências entre a SIC e a TVI – fevereiro foi da primeira por uma décima –, esquecemo-nos da RTP1. A estação pública, sempre discreta, à imagem do diretor de Programas, José Fragoso, lá vai fazendo o seu caminho, que poderia ser mais combativo e ousado – menos cinzento, portanto. Peguemos no exemplo de ‘O Preço Certo’, um trunfo há duas décadas. Até ao momento, por mais estranho que possa parecer, não há uma reação, no conteúdo ou na área comercial, ao assalto dos rivais ao horário das 19:00, primeiro com ‘Vai ou Racha’ (TVI) e agora com ‘Vale Tudo’ (SIC), em modo anónimos. Como é possível?

De Fernando Mendes, um profissional único, cujas suas maiores qualidades são a genuinidade, a humildade e a simpatia, não haverá uma crítica.

O ator responderá ainda com mais empenho, se é que é possível, e trabalho. E, sim, pode continuar a ser líder de audiências, apesar da cada vez maior concorrência, mas tudo seria melhor se a RTP reagisse com uma campanha para reforçar ‘O Preço Certo’. Um formato destes, tão amado pelo povo desde 1990, precisa de ir buscar gente nova. É urgente.

Mas há mais outro exemplo flagrante da inércia da RTP. O Festival da Canção faz (quase) o seu caminho sozinho, sem uma forte promoção para vender um produto que ainda diz alguma coisa ao público. Veja bem: José Fragoso apresentou o certame, em janeiro, e ficou-se por aí. Neste sábado, dia 11, já será a final, e, em jeito de balanço, a edição de 2023 volta a saber a pouco. E se havia material para fazer um bom trabalho de comunicação, a começar pelos apresentadores e acabando nos artistas. É engraçado: quando a TVI tenta a liderança, aproximando-se dos portugueses, a estação pública parece fazer tudo… para fugir deles.

2. Há dias, Miguel Ribeiro e José Milhazes protagonizaram um momento decadente. O pivô da SIC Notícias fez um vídeo com o comentador, em estúdio, partilhado depois nas redes sociais, onde sobressaem palavrões e piadas, uma delas sobre o tamanho do sexo de um russo na guerra na Ucrânia. Que credibilidade é esta de dois rostos da estação de Paço de Arcos? Que balbúrdia é esta? Onde andas, Ricardo Costa?

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável