
Matias Damásio está no centro de uma polémica em Angola depois de no sábado ter deixado os fãs à espera em Luanda por causa de uma guerra com o apresentador do espetáculo.
Toda a polémica envolve o cantor angolano, o apresentador de rádio e televisão Salú Gonçalves e a produção do espetáculo Show do Mês. Matias tinha 2 concertos esgotados no último fim de semana, apresentou-se na sexta-feira, 2, mas deixou clara a sua insatisfação por ter de ver Salú Gonçalves.
"Eu não sou falso. Devo reconhecer aqui que não sabia da pessoa que iria apresentar o meu concerto. E se soubesse quem era o apresentador do meu concerto não vinha cantar", referiu em palco. E no dia seguinte não foi mesmo, atitude que a produção do 'Show do Mês' chama de "chantagem".
"A Nova Energia não cede à chantagem, não permite que o palco do 'Show do Mês' seja um local para resolução de problemas pessoais", lê-se num comunicado oficial da empresa. Na nota, o diretor Yuri Simão explica também que numa reunião, após o primeiro concerto, Matias terá feito um ultimato.
"Eu sou o Matias Damásio e vocês são o Show do Mês. Eu sou uma marca e os shows estão esgotados, vamos ver se vocês preferem o músico ou um simples apresentador, que diz duas palavras no início e 3 no fim. Ou eu ou ele. Vocês não terão coragem de cancelar os shows", terá afirmado o cantor.
Os fãs não gostaram da atitude de Matias, que tem uma carreira de cerca de 15 anos. "Os músicos angolanos quando estão a tentar fazer carreira fora de Angola ignoram o povo. Só que ele esqueceu que para ser o Matias Damásio foi graças ao povo, esse povo que hoje você humilhou. Não te esqueças que tudo que sobe um dia desce assim é a regra da vida, seu irresponsável", lê-se no Facebook. "E o Salú sempre foi o apresentador quem é ele para desfazer isso? Fama acima da humildade gera isso".
Perante toda a polémica Matias Damásio veio às redes sociais fazer um pedido de desculpas aos fãs, mas não nega estar a fazer um ultimato à produção.
"A presença indesejada do Salú perturbou-me psicologicamente, além de abalar a concentração e o foco do meu show, que era e continua a ser proporcionar o melhor de mim ao meu público. Situações que feriram e minha dignidade, bom nome e atingiram os meus familiares diretos, pesaram na minha reação tempestiva no dia 2/11", escreve o cantor de 36 anos de idade.
"Peço desculpas a todos pelo desconforto causado e reafirmo que continuarei a pautar por uma conduta humilde e de respeito aos princípios [...] Estou aqui disponível para fazer o show de hoje dia 4/11 e remarcar o show de ontem, desde que a Nova Energia proporcione condições psicológicas para que eu possa fazer o meu trabalho", acrescenta.
As desavenças entre Matias e o apresentador angolano terão começado no ano passado. Salú esteve num programa de televisão daquele país africano, onde afirmou que o cantor não é "humilde" e terá enganado uma criança com paralisia cerebral ao prometer uma viagem para Portugal - promessa que não terá cumprido.
Teve "um desrespeito enorme no meu programa, ao desligar o telefone, quando só estava a perguntar onde ele pôs a documentação de uma menina com paralisia cerebral e da respectiva mãe – que ele pediu porque havia de lhes dar uma viagem a Portugal e isso não aconteceu. Ou não teve dinheiro para o fazer ou não devia ter prometido isso", comentou o apresentador.
"Para além disso, este sorriso que está aí [na fotografia], a humildade que ele mostra não é nada disso. Ele é mal educado. Desliga o telefone aos ouvintes dele, aos fãs dele quando eu estava a colocar uma pergunta a dizer onde é que está o passaporte? Ele desligou-me o telefone na cara", acrescentou.