
António Reis morreu esta terça-feira, no Porto, com 77 anos. O ator e encenador faleceu devido a doença prolongada, de acordo com informações da agência Lusa.
Figura do teatro portuense, foi cofundador da companhia Seiva Trupe, em 1973, uma das mais relevantes instituições da arte dramática na Cidade Invicta, tal como do Festival de Teatro de Expressão Ibérica, do qual foi também presidente e diretor artístico. Para além do teatro, figurou em vários filmes, nomeadamente de Manoel de Oliveira, como são exemplos ‘Vale Abraão’, de 1992, ou ‘Singularidades de uma Rapariga Loira’, de 2008.
Recebeu em vida várias distinções, como por exemplo, uma medalha de ouro de Mérito Cultural, em 1988, ou o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995, pelo à altura Presidente da República, Mário Soares. A Seiva Trupe já lamentou esta perda para o teatro português, através da sua página de Facebook: "É com pesar e saudade que a Seiva Trupe anuncia e perde um dos seus alicerces em que se fundou e cresceu nestes mais de 48 anos – e nela e com ela o teatro no Porto, de que é parte indissociável da sua História. Mas despede-se com o orgulho de o ter tido entre os seus e a promessa de que saberá continuar, honrando-lhe a memória. Até sempre, António."