
Ricardo Araújo Pereira (RAP), de 48 anos de idade, está encantado com o sucesso de uma mulher especial: Joana Marques. "Neste momento, estou fascinado com o fenómeno protagonizado pela minha amiga e camarada de trabalho Joana Marques, com o seu sucesso fulgurante, que é completamente merecido", destacou o humorista na RTP1, referindo-se ao trabalho da guionista na rubrica da sua autoria 'Extremamente Desagradável', no programa da Rádio Renascença ('RR'), 'As Três da Manhã'.
Segundo a estrela de 'Isto É Gozar Com Quem Trabalha', na SIC, o êxito de Joana, de 36 anos de idade, é, para si, um fenómeno digno de análise. "Ela faz parte da minha equipa, trabalhamos juntos e tem um sucesso fulgurante merecidíssimo. E tem também um pequeno núcleo de pessoas que lhe apontam o dedo e lhe dizem: ‘Isso não se pode!’ ou ‘não se faz assim’", salientou a Vítor Gonçalves, revelando o que realmente irrita os visados pelo humor da radialista: "Acho é que o material humorístico favorito da Joana, aquilo de que mais gosta. Digamos que é sua obsessão humorística, é a vaidade. Ela adora ouvir um narcisista a falar. A vontade de ele se exibir é tão presente que a Joana aparece como uma espécie de desmancha-prazeres demoníaca."
Ricardo Araújo Pereira considera que a amiga, na verdade, é inofensiva. "Em relação ao que a Joana faz, quando se considera que a comédia é violência, acho que estamos a entrar por um caminho perigoso que conduz ao condicionamento da liberdade", ressalva a estrela da SIC aos domingos à noite, lembrando como os tempos mudaram: "Sou do tempo em que a beata 'RR' se queixava da comédia. E agora sou do tempo em que beatos, maiores ainda do que a 'RR', se queixam do humor da beata 'RR'."
Será que o que Joana Marques faz na 'RR' é bullying, como já várias "vítimas" a acusaram? "Hoje, prevalece a ideia de comédia como violência, bullying. A palavra é usada às vezes para definir o que a Joana faz. Compreendo que as piadas magoam. Tudo tem o potencial de magoar, até o silêncio", recorda RAP.