
É pela porta grande que Júlio Magalhães regressa à TVI, depois de ter saído do canal em busca do El Dourado no Porto Canal. A TVI já confirmou, em comunicado, o regresso de Juca, depois de nos últimos meses ele ser colaborador do canal de cabo de Media Capital. Juca vai regressar e em dupla
O jornalista foi, durante anos, uma das mais emblemáticas caras da TVI, tendo inclusive substituído José Eduardo Moniz no cargo de diretor de Informação, em 2009, e agora selou o regresso à base.
Foi ainda em 2012 que Júlio Magalhães decidiu sair para abraçar um novo desafio no Porto Canal, a estação associada e mais tarde detida pelo FC Porto, o seu clube do coração, enquanto diretor-geral. Mesmo aí não esqueceu os tempos na TVI: "Foram anos magníficos. Estive nove anos na RTP, onde fiz trabalhos muito marcantes, mas foi na TVI que tive uma visibilidade tremenda pois foi-me dada a oportunidade de fazer de tudo um pouco. Há uma coisa que as pessoas sabem sobre mim: sou um tipo simpático e porreiro. Isso era o que mais me importava", disse em 2018 à 'Revista Saúda'.
O sonho de trabalhar no Porto Canal tornou-se num pesadelo quando, já depois de ter abandonado o canal em 2020, após a administração ter decidido dar um novo rumo ao canal, foi obrigado a ir a tribunal devido à divulgação de trechos da correspondência eletrónica de elementos ligados ao Benfica no programa ‘Universo Porto – da Bancada’.
Perante a Justiça, defendeu-se argumentando que não tinha envolvimento nos formatos dedicados ao emblema portista, mas sim à restante composição da grelha, de cariz generalista. Foi, em junho deste ano, absolvido.
Após a saída da estação portuense, ‘Juca’ começou por voltar ao trabalho fora dos ecrãs, através das manhãs da Rádio Observador, tendo depois retornado a Queluz de Baixo como "reforço" da inauguração do projeto CNN Portugal. Lá, voltou a trilhar um caminho já outrora trilhado: foi ganhando preponderância que foi reconhecida quando foi eleito para cobrir a cerimónia da coroação do rei Carlos III em representação da TVI, flanqueando Manuel Luís Goucha.
Agora, o profissional de 60 anos estará mesmo a tempo inteiro ao serviço do quarto canal no noticiário da hora de almoço, para gáudio do diretor de Informação, Nuno Santos: "O Juca é uma figura muito forte e muito próxima das pessoas", afirmou à ‘Selfie’, tendo ainda descrito Júlio Magalhães como "um pivô muito carismático".
"Ele gostou muito de entrar pela porta da CNN Portugal. Foi muito importante para nós nesse projeto e, agora, foi possível mobilizá-lo para a TVI. Estou muito satisfeito", concluiu.