
Joe Berardo vai manter as duas condecorações que lhe foram atribuídas, depois de lhe ter sido aberto um processo pela postura assumida no Parlamento durante uma audição à comissão de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
A decisão final do Conselho das Ordens Honoríficas será tomada apenas a 20 de dezembro, mas deverá passar por uma repreensão, pessoalmente ou por escrito, revela o 'Jornal Económico',
O cenário proposto pelo instrutor do processo disciplinar, Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República, refere que o pedido de desculpas público de Berardo e o facto de não ter sido condenado contribuem para a decisão da não retirada de condecorações.
O empresário foi homenageado pela primeira vez em 1985 pelo Presidente da República Ramalho Eanes com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. A segunda distinção aconteceu em 2014, quando Jorge Sampaio entregou ao colecionador de arte a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.