
E agora, o que vai acontecer aos filhos de Eduardo Beauté, que foi encontrado morto este sábado, em casa. Qual vai ser o futuro de Bernardo, 8 anos, Lurdes, 7, e Edu, de 4? Estas são as perguntas que muitos têm feito desde que foi revelado que o cabeleireiro tinha morrido, aos 52 anos. As causas da morte estão a ser investigadas.
Eduardo Beauté e Luís Borges estiveram oficialmente casados durante três anos. Ao longo dos anos que se mantiveram apaixonados - e em que acreditaram que esta relação seria "para sempre" - o modelo e o cabeleireiro tomaram a decisão de aumentar a família e juntar a si três crianças: Bernardo, que tem agora 8 anos, Lurdes (7), e Edu (4).
No entanto, nem tudo é tão simples como parece. Apesar do manequim tratar os três meninos como "filhos", a verdade é que Luís Borges não é legalmente pai de nenhuma das crianças.
Devido ao facto de em 2012 (ano em que Beauté e o ex-marido levaram o filho mais velho para casa) a lei não permitir a adoção por parte de casais do mesmo sexo, Bernardo não foi oficialmente adotado. A criança foi confiada ao cabeleireiro e ao manequim apenas com deveres-poderes de guarda, de representação, assistência e educação do menor por prazos de um ano, renováveis e sujeitos a relatórios semestrais de assistentes sociais.
Desde o ano de 2016 que os avós biológicos de Bernardo lutam pela guarda do neto que foi entregue aos cuidados do ex-casal de famosos.
No caso dos dois meninos mais novos - Lurdes e Edu - estes são apenas filhos legais de Eduardo Beauté: "O Luís só tem responsabilidades legais sobre o Bernardo. A Lurdes e o Eduardo são só meus filhos", disse o cabeleireiro numa entrevista à revista 'Vidas'.
Apesar do estado depressivo de Eduardo nos últimos três anos - e das dificuldades financeiras pelas quais estava a passar - o cabeleireiro garantiu que as únicas pessoas que não tinham sofrido com essas mudanças na sua vida eram os três filhos: "Tudo o que tenha a ver com o bem-estar dos meus filhos é para lutar e manter", disse em declarações à TV Guia.
ENTRE A AMA E LUÍS BORGES
A FLASH! sabe que era uma empregada muito querida por Beauté quem ajudava o cabeleireiro a criar as três crianças. Aliás, seria esta empregada que estaria com os meninos no sábado, dia em que o corpo do cabeleireiro foi encontrado.
A ama de Bernardo, Lurdes e Edu é, seguramente, uma ajuda crucial para esta fase difícil para as três crianças.
Apesar da grande polémica que aconteceu após o divórcio de Luís e Eduardo, e que deu azo várias trocas de insultos em público, o ex-casal conseguiu ultrapassar esse momento complicado e, pelas crianças, mantinham uma relação mais pacífica e que permitia que o manequim estivesse muitas vezes com os meninos. Mas a verdade é que legalmente este só tem deveres parentais perante o mais velho: Bernardo.
Ao longo da sua vida, Eduardo Beauté chegou a referir que tinha medo de morrer e de deixar os seus filhos sozinhos.
"O que mais me preocupa são os meus filhos. Os meus filhos são a minha luz", confessou em 2017. "Quando me casei nunca contei divorciar-me. Estava muito apaixonado e, para mim, era para toda a vida. Pela lógica, eu sou mais velho do que o Luís, portanto partirei primeiro. E contava com ele para tomar conta dos nossos filhos, no futuro. Entrei em pânico e a temer pelo futuro deles. Aliás, temo, mas se Deus quiser andarei cá até serem adultos e sei que haverá sempre alguém próximo deles", acrescentou na altura ao site FLASH!.