
Ainda que a interpretação da artista Mimicat tenha merecido múltiplos elogios nas redes sociais, 'Ai Coração' não foi além da 23.ª posição, com 59 pontos, entre os 26 participantes da grande final da edição de 2023 da Eurovisão, que teve lugar em Liverpool, com a cidade do Reino Unido a fazer as vezes da organização que seria da Ucrânia. A Suécia, que liderava por larga margem as previsões, acabou mesmo por sagrar-se vencedora, com o tema ‘Tattoo’, de Loreen.
A portuguesa Mimicat partia com pouco favoritismo, ocupando o penúltimo lugar nas previsões, e com a acrescida dificuldade de ter sido a segunda artista a subir a palco, uma posição historicamente complicada e que nunca levou qualquer artista ao triunfo, algo que até havia gerado críticas de fãs portugueses à organizadora EBU.
Também a artista de Coimbra já veio a público apontar o dedo à organização e a algumas dificuldades acrescidas que a comitiva portuguesa teve de enfrentar em Liverpool, aumentando a corrente que defende que Portugal acabou prejudicado nesta edição da Eurovisão.
"Foi a experiência mais gratificante da minha vida e foi a mais bonita que eu vivi na minha carreira até agora", começou por referir num vídeo partilhado nas redes sociais.
"Isto foi um esforço de equipa, eu não fiz nada sozinha. Todos nós estávamos a representar Portugal e muito daquilo que é feito é mesmo um trabalho de equipa […] No palco, eu estive acompanhada por quatro bailarinos incríveis, quatro seres humanos maravilhosos, generosos, talentosos, criativos. Tive uma sorte incrível com estas pessoas", elogiou para depois apontar as dificulades.
"Foi um processo difícil. Tivemos muitos obstáculos com a parte técnica, essencialmente, e eu gostava de esclarecer que isto é um processo muito complexo… É um facto que não conseguimos aquilo que queríamos por parte da organização do festival", confirmou.
"Tivemos azar com o trabalho que fizeram connosco, infelizmente, mas acho que não tenha sido só por aí que as coisas aconteceram como aconteceram. Apesar de tudo, acho que conseguimos ultrapassar as falhas todas que estavam no palco", defendeu ainda Mimicat.