
Catarina Furtado está em missão em Timor-Leste, que teve início nesta terça-feira, dia 5, no âmbito das suas funções de Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, recebendo a ajuda de José Ramos-Horta, Presidente da República timorense.
A apresentadora da RTP descreveu, nas suas redes sociais, o primeiro dia de missão, partilhando ainda diversos registos fotográficos. "Que dia intenso! De manhã muito cedo fui visitar o Centro de Saúde e Maternidade de Gleno, a uma hora de carro da capital de Timor-Leste, Díli", explicou
"Depois conheci o Espaço Seguro para sobreviventes de violência com base no género e suas crianças. E de seguida fui incrivelmente recebida pelos jovens da escola secundária Nino Konis Santana. Ao longo deste 23 anos ao serviço desta agência da ONU, o UNFPA, já vi muitas mudanças acontecerem! É possível mudar mentalidades e tradições culturais desde que não se violem os direitos humanos!", sublinhou a comunicadora de 51 anos.
Contudo, não obstante este otimismo, sobram ainda acontecimentos por lamentar: "Ontem morreu mais uma mulher grávida, com 36 anos porque não chegou a tempo de ser atendida num centro de saúde com profissionais qualificados. É revoltante! Não imagino o sofrimento que esta mulher passou, entre dores e hemorragias. O desespero!"
Por fim, recebeu uma surpresa por parte de Marvi Borges, vencedora da sexta temporada do ‘The Voice Portugal’, formato que apresenta: "E no final do dia, na Embaixada de Portugal, ainda reencontrei a doce Marvi. Amanhã espera-me mais um dia intenso, mas com tanto propósito".
Releve-se que a missão de Catarina Furtado, que termina no próximo dia 8, abrange um rol de temáticas, que foram reveladas através de um comunicado enviado às redações: "Saúde sexual e reprodutiva, a violência baseada no género; a maternidade e parto seguro - morbilidades e mortalidade materna, planeamento familiar e contraceção, VIH/SIDA prevenção e discriminação, gravidez precoce e não intencional e prevenção e ação com populações chave em matéria de Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva".