
Na manhã desta terça-feira, 21, Cláudio Ramos e Cristina Ferreira receberam Catarina e uma dos quatro filhos em estúdio, no 'Dois às 10', uma família que enfrenta os dias com os desafios do autismo. Com a mãe e os quatro filhos diagnosticados como autistas. E foi quando a convidada explicava a dificuldade do diagnóstico desta perturbação complexa, que o apresentador da TVI partilhou que vive muito de perto com esta condição.
Cláudio Ramos falou do caso da sobrinha que tem autismo. "Tenho uma sobrinha que foi preciso uma luta gigante para que nós conseguíssemos o diagnóstico. Foi na mesma clínica que a sua – do Dr. Lobo Antunes – que nos deram o diagnóstico", começou por apontar o colega de programa de Cristina Ferreira.
"Está aos olhos de toda a gente. Não fazia contacto visual, uma série de coisas que uma pessoa que lida todos os dias percebe", apontou ainda Cláudio Ramos sobre a sobrinha.
Mas o que é, afinal o autismo? De acordo com a definição da Harvard Medical School, o autismo é uma perturbação do desenvolvimento do cérebro em que as pessoas têm dificuldade de comunicação e nas interações sociais, podendo apresentar ainda padrões de comportamento, interesses e atividade fora do habitual.
Os clínicos usam o termo Perturbações do Espetro do Autismo para definir um conjunto de perturbações neuropsiquiátricas do desenvolvimento da criança resultantes de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central, lê-se no sítio do grupo de saúde Lusíadas.