
O casal McCann viveu um drama com os filhos gémeos, Sean e Amelie, agora com 13 anos. Depois do desaparecimento da pequena Madeleine, a 3 de maio de 2007, na praia da Luz, no Algarve, os médicos Kate e Gerry McCann passaram, em abril, por um episódio que, para uns pais que perderam um filho, ganhou de imediato grandes dimensões.
Depois de quase 10 anos a conseguir proteger a imagem dos gémeos, impedindo qualquer publicação do rosto das crianças, os 4 elementos da família McCann foram inadvertidamente fotografados por uma adolescente enquanto comiam um hambúrguer num restaurante.
A rapariga partilhou, em segredo, e sem autorização, essa imagem nas suas redes sociais, e a mesma espalhou-se no ciberespaço e atraiu milhares de cibernautas, que atacaram os McCann.
O polémico casal britânico, que mantém relações privilegiadas com o poder político, com parte da comunicação social e com as autoridades inglesas, tinha conseguido manter os dois filhos afastados dos holofotes das redes sociais e dos media desde 2008.
Após a foto indiscreta que disparou nas redes sociais, alguns perseguidores colocaram online fotografias da escola em Leicester onde os adolescentes estudam. Algo que Kate e Gerry classificaram de "horrendo", "inaceitável" e "repreensível".
A fotografia da família a almoçar foi entretanto removida da internet por exigência dos McCann e após interferência dos tribunais.