
A emissão de 'Praça da Alegria', da RTP, do passado dia 6 de janeiro, Dia de Reis, está a causar uma enorme polémica nas redes sociais. Tudo começou com uma denúncia do ator Marco Mendonça, que já participou em diversas novelas, como 'Amor Maior', 'A Impostora' ou 'Mar Salgado'.
O ator moçambicano expressou a sua indignação por Jorge Gabriel estar de 'blackface', o termo usado para descrever indivíduos caucasianos a usarem maquilhagem para fingirem ser de origem africana. Jorge Gabriel estava mascarado do rei mago Baltazar.
Perante a onda de indignação, a RTP tal como Jorge Gabriel foram obrigados a reagir. Sónia Araújo, que co-apresenta o 'Praça da Alegria', programa das manhãs da estação pública, e o apresentador leram um comunicado frente às câmaras.
"A Direção de Programas pediu-nos para ler o seguinte comunicado. No último programa, numa homenagem aos Reis Magos, a caracterização de Jorge Gabriel como Rei Baltazar gerou desconforto em alguns telespectadores", começou por dizer Sónia Araújo ontem, segunda-feira, 14.
"Reconhecemos que esta situação não devia ter acontecido e, pelo facto, pedimos desculpa", acrescentou, por sua vez, Jorge Gabriel. Sónia Araújo realçou que o gesto não teve como intenção "ofender a sensibilidade" dos telespectadores. "A Praça da Alegria continuará a ser um espaço inclusivo e de respeito pelo nosso público. Obrigado", terminou Jorge Gabriel.