
Francisco Esperança ficou conhecido no país inteiro depois de ter assassinado a mulher Benvinda, de 53 anos, a filha Cátia, de 28, e a neta, de apenas quatro. Um crime hediondo cometido na pacata cidade de Beja, no dia 13 de fevereiro de 2012.
A chacina foi escondida pelo ex-bancário, de 59 anos, durante uma semana inteira, tendo ele continuado a fazer a sua vida normal, enquanto os três cadávares continuavam escondidos na casa de família, cenário do crime macabro cuja arma foi uma catana. Sim, o "Monstro de Beja" esquartejou os três corpos à catanada. O tio de António Zambujo, que acabou por se suicidar na cela, disse à polícia que cometeu o crime devido às muitas dívidas que tinha. Queria poupar a família à miséria anunciada. Mas a possibilidade de incesto pairou no ar e isso poderia ser uma razão para o ato tresloucado. Francisco poderia ser o pai da neta Maria. Mas os problemas e segredos familiares eram muitos, com dívidas, desfalques, mentiras e tentativas de suicídio.
Mas a possibilidade de incesto pairou no ar e isso poderia ser uma razão para o ato tresloucado. Francisco poderia ser o pai da neta Maria. Mas os problemas e segredos familiares eram muitos, com dívidas, desfalques, mentiras e tentativas de suicídio.