
Pedro Carvalhas sofreu um enfarte no dia 13 de janeiro, e regressou ao ‘Esta Manhã’, da TVI, nesta quarta-feira, dia 25. O formato matinal da estação de Queluz de Baixo convidou a Dra. Sílvia Monteiro, cardiologista, para uma discussão acerca dos sintomas de um enfarte e de como este pode ser prevenido, e o jornalista aproveitou para relatar a sua experiência.
"O que aconteceu foi, na sexta-feira à noite, estava para me deitar e tive uma dor fortíssima no peito que não associei a problema nenhum, associei a uma dor no peito, que era chata e incomodativa. Depois, acrescentou uma náusea e até vómito e aí percebi, estar enjoado com dor de peito não costuma ser bom", disse.
Devido a estes sintomas, Pedro Carvalhas tomou imediatamente a decisão de procurar ajuda médica: "[A rapidez de atuação] é muito importante. Estive a sorte de estar em Coimbra que tem via verde de enfarte, isto é, as pessoas chegam à urgência e são logo encaminhadas para o serviço de cardiologia", explicou Pedro Carvalhas.
"Não houve nenhum sinal e estou com boas análises, em termos de colesterol, não tive sinal nenhum, não tive dor nenhuma no peito por estar a correr ou fazer exercício físico", prosseguiu o profissional de 54 anos. Por fim, concluiu atualizando os telespetadores em relação ao seu estado: "Agora estou bem, estou sereno, ainda tenho uns problemas mais à frente para ver".