
Miguel Sousa Tavares assumiu em declarações à revista 'Visão' que iria deixar os jornais e a televisão para se dedicar aos livros."Nunca mais faço uma entrevista… Acabaram as reportagens, as entrevistas, isso tudo. Ponto final", disse à referida publicação. "Já chega, tenho de ir saindo de palco", explicava o jornalista de 71 anos.
Foi uma ausência de dois anos, mas José Eduardo Moniz conseguiu convencê-lo a regressar à TVI no papel de comentador. Na sua estreia - com Sandra Felgueiras como moderadora - as opiniões dividem-se. "Saudades de ouvir o Miguel Sousa Tavares", "Regressou com uma postura surpreendente. Parabéns, por ter tido essa capacidade", "Gostei do que ouvi e espero que continue como afirmou e demonstrou", "Primeira vez que gostei de o ouvir" , "Que bom tê-lo de volta!" ou "Sempre gostei de o ouvir; não tem papas na língua" são comentários de quem aplaude este regresso.
Mas há também quem não concorde com o facto da TVI ter voltado a convidar o jornalista, mesmo que no papel de comentador. Eis algumas mensagens deixadas na conta de Instagram da estação de Queluz de Baixo: "A TVI de vez em quando tem cada ideia em ir buscar estas pessoas que não acrescentam nada, antes pelo contrário. É uma pessoa com ideias ultrapassadas, ele já está bom para ir para o jardim jogar à sueca, como ele próprio mencionou", "Já fez o tempo dele, agora é vez dos mais novos. Os novos bons vão saindo. É assim: muito tens, muito vales; nada tens, nada vales", "Pode até ser muito bom, mas sinceramente há um tempo para tudo", "Este não se tinha deixado disto?" e "Um vendido ao Record e à TVI. Um vendido ao Sul".