'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Responsável pelos êxitos de Marco Paulo faz revelações inéditas que deixam cantor em xeque

Mário Martins foi um dos mais importantes produtores discográficos nas décadas de 70 de 80 e desvendou alguns segredos sobre o cantor.
26 de novembro de 2024 às 11:05
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo
Marco Paulo

Mário Martins foi um dos mais importantes produtores discográficos nas décadas de 70 de 80 e foi responsável pelas carreiras de artistas como Marco Paulo, Carlos Paião, José Cid, Toy e António Variações, entre muitos outros.

E foi precisamente Marco Paulo o principal assunto da conversa intimista que o antigo produtor da Valentim de Carvalho teve com Júlia Pinheiro no programa da tarde da SIC.

Mário Martins começou por recordar que a primeira vez que viu e ouviu Marco Paulo foi num programa de televisão de Cidália Meireles, onde eram apresentadas as novas vozes do panorama nacional. A primeira impressão foi que Marco tinha uma excelente voz e presença, mas faltava-lhe algo.

mário martins
mário martins

"Os artistas tinham ou não tinham talento, e a minha função era estar ali a ver o programa para ver se algum deles tinha possbilidades de vir a ser outra coisa. Nessa altura já trabalhava na Valentim de Carvalho. Apareceu um que tinha presença e tinha boa voz, só não tinha era boa cabeça. Estamos a falar do Marco Paulo", apontou o produtor.

Mário Martins elogiou então o talento natural do cantor. "Tinha uma voz que nunca mais se esquecerá, porque era uma voz com harmónicos, que é uma coisa que é raro acontecer. Ele era naturalmente afinado e com um timbre que era único, como se viu. Qualquer canção na voz de Marco Paulo era uma canção de se tornar a ouvir. Naquela coisa, eram muitos, eu devo ter escolhido dois, três, sei lá, para umas provas seguintes. Ele passou essas provas, fez aquilo com uma perna às costas porque a voz dele era excecional, única", elogiou.

O produtor revelou então que foi ele que lhe sugeriu a maior parte das adaptações de músicas estrangeiras que se viriam a tornar os maiores êxitos da sua carreira... embora tivesse sempre de enfrentar alguma resistência por parte de Marco.

"Os maiores sucessos, os imortais, é o 'Tenho Dois Amores' e 'Ninguém Ninguém'. Ele não queria cantar o 'Dois Amores' mas nunca explica porquê, não explica o critério, se é que tem algum. E não é a primeira, nem a segunda vez que recusa. Eu depois insistia com ele e ele acabava por aceder a cantar as minhas sugestões", contou.

Mário Martins recordou então um episódio passado no México, onde tinham ido para participar num festival e onde viriam a descobrir a versão original de 'Maravilhoso Coração'.

A carregar o vídeo ...
'Ai, ai, ai...' Marco Paulo dá valente queda em direto

"Ele teve esta expressão que nunca mais me esquecerei", começou por dizer.

"O Marco Paulo nunca saía do quarto, estava sempre no quarto, a fazer caracóis e aquela coisa (...) Íamos naquele dia almoçar fora (...) e eu vou ao quarto do Marco Paulo, que estava sentado, com os caracóis, a ver um programa de televisão, mas a transmissão não estava em boas condições, e estava um grande cantor mexicano a cantar, e eu disse-lhe 'É aquela canção que vais cantar no festival', e ele disse 'O quê, a canção daquele piroso?'. Mas cantou, que remédio. Cantou a canção e tornou-se um êxito aqui, como já se tornara lá", revelou.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável