
Constança Braddell tem apenas 24 anos de idade e ficou conhecida dos portugueses pela luta que trava contra a doença fibrose quística, uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e reduz a esperança de vida. Constança comoveu o País quando levou esta batalha para as redes sociais e deixou um grito de desespero pela vida, com o objetivo de conseguir o medicamento que lhe podia dar a esperança de controlar a doença.
Em abril mostrava-se recuperada depois de ter acesso ao Kaftrio, o medicamente que lhe podia prolongar a vida mas que até então não havia em Portugal. Desde setembro que a saúde de Constança estava a piorar, já sem conseguir respirar sozinha, ligada todos os segundos do dia a oxigénio e a um ventilador não invasivo durante o sono. Em abril a esperança renascia.
Infelizmente, o estado de saúde de Constança Braddell sofreu um revés e a jovem está internada nos cuidados intensivos em estado grave, com várias complicações. A família deu conta disso mesmo através da publicação de uma declaração nas redes sociais.
"Há uma semana e meia, a Constança deu entrada no hospital (cuidados intensivos) onde permanece em estado muito grave. Tem sofrido uma sucessão de complicações do ponto de vista clínico e apresenta um prognóstico muito incerto e extremamente reservado. O que está a acontecer à Constança é inesperado e nunca antes ocorrido no seu panorama clínico", lê-se na publicação em que são pedidas correntes de energia positiva para a jovem, nesta fase extremamente difícil.