
Já passou praticamente um mês desde o vídeo que emocionou o país, onde uma jovem de 24 anos dava o seu testemunho para as redes sociais – Constança Braddell sofre de fibrose quística, uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e reduz a esperança de vida.
Na publicação, Constança mostrava que deste setembro a situação teria começado a piorar e já não conseguia respirar sozinha, estando ligada todos os segundos do dia a oxigénio e a um ventilador não invasivo durante o sono. O propósito era o de informar que existia um medicamento – Kaftrio – que poderia resolver a situação e prolongar a vida, mas que este não estava disponível em Portugal, culpando o Infarmed pela não resolução da situação.
O relato chegou a mais de duzentas mil pessoas, incluindo famosos como Júlia Palha, Agir ou Maria Cerqueira Gomes, que partilharam a publicação. A rápida e elevada divulgação do caso de Constança levou a que o Infarmed aprovasse 14 pedidos de autorização para a chegada de Kaftrio a pacientes de fibrose quística. e mais de 190 mil euros foram angariados na plataforma de ‘crowdfunding’ GoFundMe.
Uma semana depois, a jovem voltou a recorrer ao seu Instagram para anunciar que, devido ao contributo dos utilizadores da rede social, o Kaftrio estava finalmente ao seu alcance, agradecendo aos médicos, ao namorado, família, amigos e comunicação social pelo auxílio prestado, garantindo que iria a continuar a lutar para que todos os doentes que partilham com ela esta condição possam também ter acesso a este medicamento, que apelida de milagroso, para onde seria dirigida a quantia contribuída pelos internautas.
Desde então, Constança tem publicado imagens que mostram a relativa normalidade em que voltou a viver, e a felicidade pela forma positiva como a situação se desenrolou, tendo esta quarta-feira colocado fotografias onde utiliza uma lingerie cor-de-rosa, junto da descrição: "Quase um mês de Kaftrio. Sinto-me tão feliz por me ter sido dada uma segunda oportunidade de viver, nunca imaginei que em tão pouco tempo me sentiria tão bem. Os milagres acontecem."