
Entrou na RTP em 1978 e ao fim de várias décadas como um dos rostos mais conhecidos da estação pública, Dina Aguiar, de 72 anos, está agora de saída. Trabalhará até ao final do mês e em outubro já estará livre para usufruir da sua reforma e viver o amor pelo médico por quem se apaixonou, quando o seu pai estava doente, com mais tempo e disponibilidade.
É que a jornalista viu o seu acordo com a estação pública chegar ao fim. Recorde-se que Dina viu o seu estatuto mudar desde que completou 70 anos, idade em que por lei precisa de ter autorização da administração para poder continuar a mostrar o seu valor. "A minha colaboração passa por um acordo de seis em seis meses", admitiu Dina Aguiar há precisamente dois anos.
Com este acordo em cima da mesa, Vítor Gonçalves - que assumiu a direção de Informação no passado mês de junho - decidiu não dar seguimento à colaboração da jornalista. Avança o Correio da Manhã que o valor auferido por Dina Aguiar foi considerado demasiado elevado, algo que pesou na decisão de novo diretor.
Diretor esse que os portugueses conhecem pela sua já longa carreira jornalística. O jornalista, que nos últimos anos foi apresentador e coordenador do programa 'Grande Entrevista', está na RTP desde maio de 1992, ou seja, há 33 anos. Foi também editor de Política Nacional, correspondente em Washington DC, nos Estados Unidos, e diretor-adjunto de Informação ao lado de Nuno Santos. É licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política.