
Salvador Sobral está a recuperar bem, mas, nesta fase, todos os cuidados são poucos. Recebeu um coração saudável "mas que não pertente àquele organismo e, por isso, há risco de rejeição", explica o cardiologista Manuel Carrageta.
A medicação que toma tem com um dos efeitos secundários "diminuir a imunidade do organismo tornando-o mais vulnerável a infeções". Por isso, não é conveniente receber beijos ou abraços, ter relações sexuais e todos os alimentos que consumir têm de ser muito bem lavados ou cozinhados.
O QUE PODE E NÃO PODE FAZER
Há mesmo cinco coisas que Salvador não pode, de todo, fazer. São elas: Fumar, consumir álcool ou drogas, ingerir frutas demasiado maduras, porque, ao estarem maceradas, podem acumular bactérias, ingerir sal ou gordura em excesso ou descurar a higiene em casa e a pessoal. O músico está aconselhado, por exemplo, a lavar os dentes três vezes ao dia, no mínimo.
Mas há outras 5 coisas que ele pode, e deve, fazer. A saber: praticar exercício físico moderado, comer alimentos bem passados, substituir o sal pelas ervas aromáticas, beber água e líquidos pasteurizados, dormir bem e as horas suficientes.