
Maria Cerqueira Gomes deixou o Porto Canal para substituir Cristina Ferreira no programa das manhãs da TVI ao lado de Manuel Luís Goucha. As qualidades da portuense nem sempre foram devidamente reconhecidas. O próprio Goucha já admitiu publicamente que a relação dos dois não começou da melhor forma.
"Descurei um bocadinho a Maria", revelou Manuel Luís Goucha em entrevista a Iva Domingues. "Foi complicado no início. Aliás os primeiros seis meses foram horríveis", confessou ainda na altura o decano apresentador.
Mesmo depois de ter deixado as manhãs – substituída por Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, com o 'Dois às 10' –, Maria continua a ser uma aposta forte do canal de Queluz de Baixo. Para além de ser chamada para apresentar o 'Somos Portugal' ao lado da diretora Cristina Ferreira – como aconteceu há cerca de uma semana –, Maria partilha ainda o programa de entrevistas 'Conta-me' e é um dos rostos do 'Em Família', nas tardes de sábado, ao lado de Ruben Rua.
Atento ao panorama televisivo nacional, Carlos Cruz – que chegou a ser apelidado de 'Sr. Quinto Canal', antes da condenação no Processo Casa Pia – deixa rasgados elogios à apresentadora de 39 anos de idade ao mesmo tempo que faz dura crítica a Ruben Rua, 36 anos de idade."Tem sido curioso acompanhar o seu crescimento e amadurecimento naquela estação, que só é retardado quando tem de partilhar o espaço com Ruben Rua", escreveu Cruz na sua habitual crónica no 'Tal & Qual'. O antigo apresentador refere que Maria Cerqueira Gomes é "melhor profissional" no programa de entrevistas e, ao contrário, quando está ao lado de Ruben Rua, e segundo o antigo apresentador, tenta "ser histriónica".
"A sua evolução e amadurecimento vê-se no 'Conta-me': Nota-se que prepara bem as entrevistas e que sabe administrar o 'timing' e o tom das perguntas deixando o entrevistado falar, mas sem perder o fio da conversa", avalia Carlos Cruz.