
O Alentejo transformou-se no "último grande sonho" de Manuel Luís Goucha. O apresentador considera-o o seu "chão", o "retiro" que lhe permite abrandar o ritmo do ritmo louco da televisão. É aque que passa todos os fins de semana.
Esta região do País tornou-se numa referência fundamental na vida de Manuel Luís. Foi lá que casou com Rui Oliveira a 6 de abril, de 2018. O casamento faz agora 6 meses. Uma celebração que pretendem discreta. "Não vamos festejar de forma especial.
Foi em Monforte, distrito de Portalegre, que Manuel Luís e o companheiro de há 19 anos, Rui Oliveira, descobriram a herdade que transformaram no seu paraíso mas também num negócio que já rentabilizou milhões de euros – que Goucha junta assim ao facto de ser um dos apresentadores mais bem pagos das nossas televisões, com 40 a 60 mil euros mensais.
O casal completa-se de forma perfeita. Goucha tem o lado mais contemplativo, Rui tem o lado empresarial. Aliás, foi Rui quem descobriu o monte, que lhes custou 250 mil euros, a que foi preciso acrescentar avultadas obras de recuperação. A herdade é gerida pelo marido de Manuel Luís Goucha.
Rui é um apaixonado por cavalos. Segundo avança a 'TV Mais', neste momento o casal tem seis éguas de criação, prointas para inseminação, e dois cavalos puro sangue lusitanos, prontos para entrarem em competição – um deles está com Maria Caetano Couceiro, filha de Paulo Caetano e campeã na modalidade de Dressage. Foi ela quem treinou Biso das Lezírias, considerado um dos melhores exemplares da pela Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano e que foi vendido recentemente por um milhão de euros – terá custado vcerca de metade.
"É um negócio muito interessante de que gostamos imenso. O Manuel Luís aprendeu a gostar, porque não gostava. O cavalo mais importante que tivemos foi o Biso das Lezírias, que bateu um dos melhores cavalos do mundo, avaliado em seis milhões. Foi um orgulho assitir em Jerez de la Frontera ao feito daquele cavalo com a Maria", referiu Rui à mesma publicação.
O casal faz ainda a gestão de rebanhos de ovelhas e cabras - uma ovelha reprodutora pode custar, em média, 500 euros – e, outra fonte importante de rendimento é o olival que produziu no ano passado 20 toneladas de azeitonas. Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira têm tudo pronto para produzirem azeite com marca própria e certificação biológica.
Tudo somado, este é um negócio que pode gerar muitos milhões.