Depois de, há oito anos, já ter vencido um cancro de pele, Sofia Alves teve de ser submetida a uma intervenção cirúrgica para remoção de alguns quistos nos ovários. Mas o que estava previsto ser uma operação simples e menos invasiva, acabou por ser precisamente o contrário.
"Duas semanas antes da intervenção cirúrgica, a ciência chegou à conclusão que a minha cirurgia deveria ser mais invasiva e menos conservadora", começou por dizer a estrela de 'A Serra', novela da SIC, à revista 'TV Guia'.
E deixou o conselho: "Nestes momentos da vida das mulheres, nem devemos parar para pensar, duas vezes, devemos deixar que a ciência fale sempre mais alto".
Recorde-se que a atriz, profundamente católica e uma mulher de grande fé, foi obrigada a abandonar as gravações da novela da SIC devido a dores fortes. Contudo a sua ausência, já estava mais ou menos programa e Daniel Oliveira, diretor de Programas da estação, já estava ao corrente de tudo.
A recuperação vai ser um processo lento. Sobre isso, diz Sofia Alves: "Há dias na vida de todos nós, uns são luminosos, outros são cinxentros, outros são um misto one aparece um arco-íris. Mas todos os dias são conquistas muito significativas e, quando olhamos para trás e percebemos que saímos (mais uma vez) de uma provocação e conseguimos sorrir... damos ainda mais valor à vida".