'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Teresa Leal Coelho: "O presidente é uma pessoa carismática"

A candidata do PSD à câmara de Lisboa, Teresa Leal Coelho é também embaixatriz em Madrid. A FLASH! recorda a entrevista que lhe fez, aquando da primeira visita ao estrangeiro de Marcelo Rebelo de Sousa, em Março de 2016.
Por Paula Santos Ferreira | 18 de março de 2016 às 00:00
 Marcelo Rebelo de Sousa Madrid, Teresa Leal Coelho
Marcelo Rebelo de Sousa Madrid, Teresa Leal Coelho

A primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa pernoitou fora de Portugal, como Presidente da República foi na viagem relâmpago ao Vaticano e a Madrid, para uma visita de cumprimento aos reis de Espanha, Felipe e Letizia, em março de 2016. E Marcelo decidiu ficar hospedado na residencial oficial do embaixador de Portugal, na capital espanhola, Francisco Ribeiro Menezes.

Ao lado do embaixador, estava a sua mulher, a embaixatriz Teresa Leal Coelho, atualmente candidata dos sociais democratas à presidência da Câmara de Lisboa. Mas nessa noite de quinta-feira, 17 de março de 2016, ainda longe de imaginar a candidatura à autarquia de Lisboa, Teresa Leal Coelho recebeu o novo presidente da república e a comitiva de jornalistas que o acompanhava nessa visita.

Ao lado do embaixador, estava a sua mulher, a embaixatriz Teresa Leal Coelho, atualmente candidata dos sociais democratas à presidência da Câmara de Lisboa. Mas nessa noite de quinta-feira, 17 de março de 2016, ainda longe de imaginar a candidatura à autarquia de Lisboa, Teresa Leal Coelho recebeu o novo presidente da república e a comitiva de jornalistas que o acompanhava nessa visita.

Teresa Leal Coelho
Teresa Leal Coelho

A embaixatriz demonstrou o quanto gosta de receber e mesmo com o adiantado da hora nem se atrapalhou quando a fantástica moradia, na zona nobre da capital espanhola foi "invadida" pelos jornalistas que ali aguardaram a chegada do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa para as perguntas finais sobre a viagem.

Logo mandou preparar uns acepipes e bebidas para servir no final da conversa. Aos presentes juntou-se depois o Presidente Marcelo e a sua pequena delegação que o acompanhou nesta viagem. E, foi ali, que Marcelo decidiu passar a noite, ao invés de escolher um hotel. A embaixatriz tratou de tudo para garantir que o professor se "sentiria em casa".

À FLASH!, Teresa Leal Coelho que é também constitucionalista e deputada do PSD revelou como se prepara a residência para receber um Presidente da República, elogiou Marcelo Rebelo de Sousa que já conhecia antes, e recordou o humor de Cavaco Silva que ali também pernoitou enquanto Presidente. E riu-se ao contar que o seu marido, Francisco Ribeiro Menezes, que foi letrista da banda Sétima Legião, é chamado de "embaixador roqueiro", em Madrid.

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

Como embaixatriz como se sente em poder receber na sua residência oficial o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa?

Se por um lado a residência oficial é também a casa do Presidente, é sempre um gosto e uma honra receber o Presidente da República. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa é sempre uma presença estimulante e muito agradável.

Uma vez que o Presidente pernoitou na sua casa teve saber com antecedência alguns gostos do professor para uma ceia ou pequeno almoço?

Naturalmente que sim. Recebemos o Presidenteda República garantindo que se sentiria em casa. As viagens do Presidente são criteriosamente preparadas pelo Protocolo de Estado. O Chefe do Protocolo, de Estado, o Embaixador António Almeida Lima, acompanha o Presidente nas deslocações e, juntamente coma equipa que coordena prepara as viagens ao mais pequeno pormenor.

Gostou que o Presidente tivesse escolhido Espanha nesta sua primeira viagem ao estrangeiro?

Para além dos laços históricos que nos unem, o Reino de Espanha é o único Estado com que temos fronteiras terrestres. As relações entre Portugal e Espanha são excelentes. A nossa economia está em parte ancorada nas exportações para Espanha. Em muitas matérias, mesmo no plano externo comungamos propósitos. Veja, a candidatura do ex-primeiro ministro António Guterres ao cargo de secretário geral da ONU tem sido bem recebida em Espanha.

Existem também relações de afeto.

Os espanhóis gostam de nós e nós gostamosde Espanha e dos espanhóis. São também relações de afeto, como o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa tanto gosta. Sim, claro que gostei que a escolha fosse seguir do Vaticano para Madrid. E sabemos que a próxima viagem oficial será a Moçambique. É uma sequência muito feliz. A lusofonia é a nossa alma, a nossa pátria como registou Fernando Pessoa nessa magnífica frase: "a minha pátria é a língua portuguesa". Aqui sou suspeita porque nasci em Moçambique.

Teresa Leal Coelho
Teresa Leal Coelho

Como descreve Marcelo Rebelo de Sousa enquanto pessoa? Já o conhecia?

Sim, já conhecia o professor, agora Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. É uma pessoa especial, carismático, seria uma presunção da minha parte fazer uma apreciação sobre as qualidades intelectuais e culturais do Presidente, aliás até porque são sobejamente conhecidas. Julgo que no discurso de posse que fez na Assembleia da República quando citou Miguel Torga – " (...) sem nos lembrarmos sequer que uma criatura só não presta quando deixou de ser inquieta. E nós somos a própria inquietação encarnada. Foi ela que nos fez transpor todos os limites espaciais e conhecer todas as longitudes humana (...) – refletiu uma das suas características mais evidentes: é um homem inquieto que quer fazer-nos transpor os limites.

O Presidente Cavaco Silva também chegou a pernoitar nesta residência oficial?

Foi efetivamente um gosto receber o então Presidente Aníbal Cavaco Silva e a Dra. Maria Cavaco Silva. Foi um serão muito agradável. O professor Cavaco Silva é uma pessoa que para além de outras muitas qualidades é muito divertido. Contou muitas histórias extraordinárias e algumas até muito cómicas. As pessoas muitas vezes não chegam a conhecer algumas facetas das personalidades públicas. A Dra. Maria Cavaco Silva, além da simpatia, é uma pessoa muito interessante. É um gosto ouvi-la.

Desde que o seu marido foi nomeado embaixador de Portugal em Espanha, vive em ponte aérea entre Lisboa e Madrid?Veja, sou casada com um diplomata. Em 2010 o meu marido era Embaixador de Portugal em Estocolmo. A distância era maior. Mas sim, tenho a vida muito bem programada. Estabeleço sempre as prioridades e assim consigo gerir bem repartir-me pelas funções que desempenho seja no plano político, no plano profissional ou no plano pessoal e familiar. Temos que honrar as oportunidades que a vida nos proporciona.

Como é a vida de uma embaixatriz em Madrid?

Assumir as responsabilidades de cooperar na representação que está a cargo, neste caso do Embaixador. É muito interessante.

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável