
O primeiro-ministro, António Costa, aproveitou a reabertura de cafés e restaurantes para se deslocar ao Califa, em Benfica, para tomar um café e diz que este é apenas um novo passo do desconfinamento e de um regresso à normalidade.
"Já tinha saudades de tomar um cafezinho numa esplanada. O tempo está a ajudar", disse Costa, deixando novos elogios aos portugueses e descrevendo-os como "exemplares" pela "forma responsável" como cumpriram o confinamento durante os últimos dois meses.
"Não podemos voltar à vida como ela estava, sabendo que há um vírus", disse aos jornalistas, referindo que pessoas que não têm a Covid-19 podem "retomar a sua liberdade desde que cumpram as normas de segurança".
O novo obstáculo é agora retomar a economia do país. "Depois de não nos termos deixado vencer pelo vírus, não nos podemos deixar vencer pela cura", disse.
E Costa lembrou também as normas de segurança a que estes espaços têm de aderir: "Os restaurantes e cafés não estão a abrir de qualquer forma. Neste caso, tem logo à entrada os dispensadores que nos permitem a desinfeção e acrílicos na mesa para que ninguém se contamine."
Antes, durante a manhã, Costa apelou aos portugueses que visitem museus e monumentos, que também voltam a abrir portas esta segunda-feira.
Nos museus, a história e a cultura interpelam-nos, lembram-nos que fazemos parte de uma comunidade. No #DiaInternacionaldosMuseus, monumentos, palácios, museus e sítios arqueológicos reabrem com novas condições de segurança, convidando-nos a descobrir o muito que têm para mostrar