'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
EXCLUSIVO

Toy avança com queixa contra o Chega de André Ventura por violação dos direitos de autor

O cantor de Setúbal está indignado e já tomou medidas para aquilo que considera "chunga". Em declarações exclusivas à FLASH!, o músico revela que o caso está entregue à SPA.
Por Hélder Ramalho | 28 de setembro de 2021 às 19:03
A carregar o vídeo ...

Durante a campanha eleitoral para as Autárquicas, o Chega usou um tema de Toy, alegadamente sem conhecimento do cantor sadino. Mais grave, o partido de André Ventura terá adulterado a letra da canção 'O Coração Não Tem Idade (Toda a Noite)', uma vez mais sem consentimento do músico e sem respeitar os direitos de autor.

Toy está indignado e já tomou medidas para aquilo que considera "chunga". Em declarações exclusivas à FLASH!, o cantor de Setúbal revela que o caso está entregue à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). "Enviei uma carta para a Sociedade Portuguesa de Autores e a SPA vai ter de me justificar isto, porque é quem administra. Se administrar bem, ótimo, se administrar mal, péssimo. Vai ter de me justificar porque é que usaram uma música minha e ninguém lhes disse nada", refere o cantor.

Toy recusa zangas. "Eu sou um homem de paz. Eu não gosto de guerras", garante. Ainda assim, considera a atitude do Chega "impensável" e faz uma alegoria: "Por amor de Deus, irem ao meu guarda-fatos vestirem a minha roupa, alterarem as bainhas e não me dizem nada?! É uma coisa impensável. Só mesmo quem não tem dois dedos de testa é que faz uma coisa destas."

A carregar o vídeo ...
Toy surpreende Paulo Futre no programa 'Liga D'Ouro' e formam dueto

Para já, Toy limita-se a pedir a intervenção da SPA. "Quando usam as nossas obras, quando usam aquilo que é meu têm de pedir autorização. Dei conhecimento à administradora dos meus direitos de autor, que é a SPA, no contencioso, para me tratarem desse assunto. Aqui não há zangas não há nada. Houve mais pessoas a usarem a minha música mas tiveram a hombridade de me pedirem autorização. Aqui, usaram a minha música sem pedir autorização e trocaram a letra", indigna-se.

A carregar o vídeo ...
Importa-se de repetir!? Toy oferece 'brinquedo maroto' à sogra

"Não precisavam de falar comigo. Pediam autorização à SPA – ou pediam-me a mim diretamente – e a SPA dava-me conhecimento e perguntava: 'quanto é que tu cobras para esta música ser utilizada?' E eu podia dizer 'não cobro nada ou cobro muito'. É assim que funciona. Agora, pegar na música, alterar a letra, e nem dizer nada? Por amor de Deus, isso é chunga", considera Toy.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável