Foi na passada segunda-feira, dia 17 de junho, que Neemias Queta se tornou o primeiro português campeão da NBA.
Ninguém diria que, no dia anterior à vitória, o jogador de basquetebol dos Boston Celtics sofrera o mais duro golpe da sua vida: a morte do pai, Djaneuba Queta, de 58 anos, vítima de doença prolongada.
Queta já quebrou o silêncio sobre a sua perda. Em declarações citadas pelo jornal 'A Bola', o atleta de 24 anos - que começou a carreira no Barreirense e está há 3 temporadas nos Boston Celtics - dedicou o título ao progenitor.
"Ainda não tenho palavras para descrever tudo, para descrever esta situação difícil pela qual a minha família está a passar. Mas a melhor maneira de explicar é saber que o meu pai está num sítio melhor, que o meu pai está muito feliz com o que eu tenho feito na minha carreira", começou por dizer.
"Acho que a esta altura estou a deixá-lo muito orgulhoso, porque sempre lutei pelos meus objetivos. Ele sempre me ensinou a ser uma pessoa humilde e a lutar pelo que queria. Hoje tenho um dos objetivos conquistados, e só tenho pena de ele não estar aqui para ver", continuou.
"Estou claramente a dedicar este título ao meu pai. Ele sempre me quis ver ganhar, sempre me quis apoiar para que eu fosse alguém na vida. Só tenho a agradecer por tudo o que fez por mim", acrescentou o jogador.