
Luís Aleluia deu vida ao popular 'Menino Tonecas' entre 1996 e 1999 na RTP1, na série que protagonizava ao lado de Morais e Castro, 'As Lições do Tonecas'. Papel que lhe haveria de ficar colado até cerca de 2006, ano em que o ator decide acabar de vez com a personagem por" cnsiderar estar demasido velho para interpretar uma personagem do imaginário infantojuvenil.
Luís Aleluia partiu em 2023, depois de perder a vontade de viver. Uma depressão e outros problemas de saúde mental poderão ter estado na origem da fatídica decisão do ator, aos 63 anos de idade.
Zita Favretto é a viúva, a principal guardiã da memória do ator, que foi tão acarinhado pelos portugueses. Zita não gostou de ver uma "cópia descarada" da famosa personagem do marido na série da TVI 'Carlitos e Henriqueta' – personagem interpretada pelo ator Flávio Gil. "Falta de respeito é gritante", condenou.
"Reparem: O mesmo tipo de construção de texto, o mesmo tipo de narrativa, o tema, o local de cenário. Os trejeitos do personagem, a maneira de atirar o texto, a maneira de vestir. Enfim. Já me tinham dito, mas ainda não tinha tido oportunidade de ver, fiquei triste", indignou-se através das redes sociais. "Só as audiências contam? Será que todos os meios justificam os fins, vale tudo?", questionou ainda.