
A polémica está instalada. A história começa com Malato a deixar uma mensagem fraturante nas redes sociais, em que torna npúblico o seu ódio pelo Natal. "Pessoal, escusam de me desejar bom natal e muito menos de me incluir em grupos manhosos. Ponto assente: eu odeio o Natal e tudo o que anda à volta dessa cena. Quem me quiser atazanar com essa javardice... vai de ****", escreveu na sua página de Instagram.
As reações não se fizeram esperar, com muitas críticas ao apresentador da RTP. "Não acredito que odeie o Natal! Até porque já apresentou o Programa 'Natal dos Hospitais' e via-se o carinho que sentia pela época natalícia", foi apenas uma das mais suaves. O ataque subiu de tom rapidamente. "Então porque apresentas o 'Natal dos Hospitais'? Estás a ser falso ao estar a apresentar um programa alusivo a quadra natalícia", escreveu outro seguidor.
Agastado com as polémicas e posições extremadas, Malato foi ainda mais duro e pediu simplesmente que todos aqueles que "não se enquadram, nem pretendem interagir" consigo deixem de segui-lo nas redes sociais. Zangado, deixa mesmo a ameaça de tornar a conta privada.
"Caríssimos, uma vez que o objetivo desta página é poder expor pontos de vista sobre o mundo que me rodeia, o que me faz feliz ou infeliz (…) Uma vez que não procuro, nem nunca procurei seguidores e ‘likes’, proponho o seguinte: que se vão embora todos os que não se enquadram, nem pretendam agir/interagir comigo, neste contexto", pediu o apresentador da RTP.
"Escusamos de gastar energias, desnecessariamente, e podemos ser todos muito mais felizes. Não quero seguidores. Quero pessoas que estejam ao meu lado, mesmo não estando do meu lado", lamentou-se.