
Elas ainda são minoria na Assembleia da República mas nem por isso passam despercebidas. Alberta Marques Fernandes quis destacar no seu segundo livro os perfis de 7 mulheres que estão a fazer História na política.
'Mulheres na Política - Retratos na Primeira Pessoa' foi lançado esta quinta-feira, 23, na Biblioteca da Assembleia da República, em Lisboa, e contou com 6 mulheres de destaque nas filas da frente neste lançamento.
Assunção Cristas, Catarina Martins, Isabel Moreira, Cecília Meireles, Rita Rato e Teresa Leal Coelho. Das mulheres que contam as suas histórias na obra só faltou Mariana Mortágua.
Em declarações à RTP, Alberta disse que "quando este tipo de livro deixar de ter relevância é quando a igualdade de género aconteceu [...] Enquanto as mulheres ganharem 17% menos que os homens, enquanto as mulheres forem uma minoria na Assembleia da República, enquanto não tivermos uma mulher primeira-ministra ou mais mulheres nas administrações nas empresas públicas e também privadas, faz sentido falar na igualdade de género".
A apresentação do livro ficou a cargo de Anabela Neves e Fátima Campos Ferreira, que estavam sentadas ao lado de José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e vice-presidente da Assembleia da República.
Este é a segunda obra da jornalista, que sai 6 anos depois de 'As Primeiras-Damas'.