
Se há coisa que é comum a todos os seres humanos, é o sono a seguir ao almoço. Seja velho ou novo, mais ou menos ativo, já todos passaram por esta sensação de cansaço.
E enquanto a moda dos espanhóis de dormir a 'siesta' não pega aqui em Portugal, tem que se aguentar.
Não há como evitá-lo, mas há truques que o podem ajudar a ficar mais desperto e ativo. Nós dizemos-lhe o que fazer.
1 - DIMINUA O CONSUMO DE HIDRATOS DE CARBONO E APOSTE NAS PROTEÍNAS
Hidratos de carbono simples e doces causam picos de energia, mas que passam num instante. Prefira alimentos proteicos mas atenção, se comer demais também provocam sonolência.
2 - BEBA MAIS ÁGUA E TROQUE O CAFÉ PELO CHÁ
Um dos sintomas do cansaço é a desidratação, por isso beba mais água. Beber chá é um bom meio para consumir água e é melhor opção que o café. O café atua rapidamente no efeito de estado de alerta, mas a queda é igualmente rápida. No chá existe um aminoácido chamado L-teanina que faz com que a libertação da cafeína seja mais lenta, criando desta forma um efeito prolongado do estado de alerta.
3 - FAÇA EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO
São fundamentais para o bom funcionamento do corpo, aumentam a flexibilidade e a agilidade, previnem lesões e contraturas a quem passa 8 horas sentado a uma secretária, mas são também bons aliados para vencer o cansaço pós-almoço.
4 - COMA CHOCOLATE PRETO
Coma, mas só um quadrado. Dado aos níveis de gordura saudável e antioxidantes presentes, o chocolate preto está mais próximo dos frutos secos do que dos doces. É uma boa ajuda para vencer o cansaço pós-almoço, pois é um alimento que fornece fibra, magnésio e até cafeína.
5 - DURMA MAIS DE 6 HORAS POR NOITE
Se não dormir as horas suficientes, não há milagres. É pura ilusão pensar que é possível dormir poucas horas e acordar com energia suficiente para o dia. Tente dormir pelo menos 6 horas por noite.