
Segundo os senhores da meteorologia, esta semana as temperaturas vão subir até aos 25 graus. Não quer dizer que vá a correr para a praia dar megulhos no mar, mas já dá para tirar o biquini da gaveta e apanhar uns banhos de sol numa piscina.
Por isso, que melhor altura do que esta para começar já a 'operação biquini' e perder esses quilinhos a mais?
E se é daquelas que não tem muita paciência para dietas ou ginásios, não se procupe. Nós temos a solução para si. Damos-lhe 7 dicas para comer menos sem se dar conta ou ter muito trabalho.
1 – MUDE A COR DO PRATO E DA TOALHAEscolha um prato com uma cor que faça contraste com a da comida, de forma a que os alimentos sobressaiam. Pode parecer um conselho um pouco estranho, mas tem uma base totalmente científica.
Investigadores da Universidade de Cornell, nos EUA, estudaram o efeito que tem o contraste de cores sobre a quantidade do que comemos. Neste estudo, foi analisado o comportamento de 60 pessoas separadas em 2 grupos. Um deles comeu massa com tomate e outro comeu massa com queijo parmesão e manteiga. Os participantes que comeram em pratos que tinham pouco contraste de cores (por exemplo, massa com molho de tomate em prato vermelho) comeram cerca de 30% a mais de comida do que aqueles que comeram num prato branco.
Nesta investigação também se provou que reduzir o contraste de cores entre os pratos e a toalha de mesa ajuda a reduzir o tamanho das porções em até 10%.
2 – NÃO OIÇA MÚSICA CLÁSSICAUm estudo da Universidade de Leicester e Surrey Roehampton, no Reino Unido, concluiu que os estabelecimentos que escolhem música ambiente de compositores clássicos, levam os seus clientes a comer mais.
3 – NÃO VÁ EM JANTARADAS COM MUITAS PESSOASPode não ser um bom conselho para a sua vida social, mas é uma boa recomendação para 'fechar a boca' sem esforço. De acordo com outro estudo, quando você janta acompanhado, normalmente, come 35% mais alimentos. E este número aumenta proporcionalmente à quantidade de pessoas que se junta à mesa. Por exemplo, se se juntar a 4 pessoas, pode devorar 75% mais de comida.
4 – ATENÇÃO À COR DAS PAREDESTente comer em sítios com paredes claras ou brancas. Paredes pintadas de vermelho, laranja ou rosa fazem-nos sentir mais vontade de comer.
5 – NÃO COMA EM FRENTE AO COMPUTADORComer em frente ao computador não é bom para a sua linha nem para a sua saúde. Este hábito acaba por fazer com que o nosso cérebro assinale fome quando fazemos atividades rotineiras no escritório. Segundo um estudo, você pode ingerir mais de 1200 calorias.
6 – NEM EM FRENTE À TELEVISÃOÉ uma armadilha comer em frente à TV, pois pode fazer com que coma cerca de 50% a mais do que comeria normalmente. Isto acontece porque como está distraído o cérebro não ‘regista’ o que comeu e acaba por demorar muito mais a sinalizar a saciedade.
7 – NÃO VEJA FILMES TRISTES ENQUANTO COMEUm estudo mostrou que os espectadores que viram filmes triste comeram entre 28% e 55% mais pipocas, por exemplo. Um outro estudo mostrou que os filmes de ação e aventura também levam os espectadores a ingerir mais calorias, mas apenas se elas estiverem ao alcance das mãos.