'

Notícia

Lifestyle

8 dicas imprescindíveis para viajar sozinho em segurança e tornar a viagem inesquecível

Viajar sozinho é das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter. Aconselha-se que todos nós devíamos passar por isso, pelo menos uma vez na vida.
13 de maio de 2022 às 18:00
...
Viagem Foto: Pixabay
Afinal viajar sozinho é muito mais que conhecer um sítio diferente, a viagem traz novas oportunidades e aprendizagens. Viajar sozinho permite que siga os seus desejos, que fortaleça a sua autonomia e autoconfiança.

Mas quais as dicas perfeitas para o fazer em segurança?

1. Nunca diga que está sozinho

Pode parecer estranho, mas para estar em segurança é o primeiro critério a ter em conta. Onde quer que vá nunca diga a estranhos que está sozinho nem partilhe o sítio onde está hospedado.

2. Partilhe a sua viagem com amigos e família

É sempre importante fortalecer a sua autonomia, como já foi referido, no entanto, por uma questão de segurança é igualmente importante que algumas pessoas fiquem a saber da sua viagem, quantos dias vai estar fora e onde estará hospedado. Apenas para o caso de algo correr mal e precisar de ser encontrado.


3. Leve mais dinheiro do que realmente precisa

A maioria das pessoas pesquisa sobre os preços dos destinos para definir a quantidade certa a levar. Mas deve levar mais dinheiro que o planeado, isto porque os imprevistos acontecem.

4. Viaje de forma leve, mas sempre equipada

Escolha uma mala ou mochila pequena que lhe permita movimentar-se melhor. Levar o que precisa evitará sobrecarregá-lo com objetos desnecessários e roupa que eventualmente não vai usar. Antes de viajar pergunte-se a si mesmo se realmente precisa de determinadas coisas.

5. Desfrute da cidade 

Passeios a pé são perfeitos para aproveitar bem os lugares e conhecer detalhes que o destino reserva. Atreva-se a perder-se pelas ruas, visite lugares únicos, tire muitas fotografias e aproveite cada momento.

6. Converse, sempre!

A melhor forma de conhecer bem uma região é conversando com as pessoas que realmente a conhecem. Por isso, deixe de ter vergonha e faça perguntas e peça sugestões de lugares para visita. Para além de se divertir, fará amizades num instante.

7. Diga mais sim e menos não

Dizer mais sim do que não permite que abra novos caminhos e novas possibilidades. Pense nisso na altura em que for provar um prato específico ou fazer algo que nunca imaginou fazer antes.

Muitas vezes dizemos que não a certas coisas pelo facto de acharmos que vai ser desconfortável, mas um sim permitirá que saia da zona de conforto e coisas boas podem acontecer.

8. Comprovativos e cópias dos documentos pessoais 

Em viagens, leve sempre consigo cópias dos documentos. Assim caso perca alguma coisa tem sempre essa segurança. Uma boa opção é guardar cópias dos seus documentos no seu e-mail.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever