
'Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz' é o nome do filme que retrata os 80 anos da carreira da atriz Eunice Muñoz.
O filme é realizado por Tiago Durão e vai chegar a 32 salas de cinema de todo o país a 4 de novembro e será ainda exibido no final de outubro no festival DocLisboa.
O filme-documentário, segundo o realizador, pretende mostrar não só a carreira da atriz como também a sua vida pessoal, essencialmente a relação cúmplice com a neta Lídia Muñoz que também é atriz.
A casa onde a atriz vive com a neta vai ser um dos principais cenários do filme. A atriz revelou que pretende passar o testemunho para a neta e quis deixar isso bem explicito no filme. Lídia Muñoz já há uma década que se mudou para casa da avó para a apoiar.
O documentário conta com a presença de um prólogo do ator Ruy de Carvalho e de Luís Miguel Cintra, que dá voz à poesia de António Barahona da Fonseca, ex-companheiro da atriz.
"Acompanhei todas as fases do filme, assisti a todas as etapas do trabalho e achei que não podia existir melhor lugar de memória, porque é assim que eu sou, porque é assim que eu quero que guardem uma memória de mim", explica a atriz.
Deixou claro que é "uma mulher normal como todas as outras, mas que é actriz, não por escolha apenas mas por imposição do Teatro".
"Agradeço a todos os que acreditaram nesta carta a uma jovem actriz, a todos os que apoiaram o projeto e ao Tiago por ter filmado este lugar de memória", rematou a atriz, numa mensagem nas redes sociais.