'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Festivais

Confira o guia completo desta semana de festivais, que tem como destaque o regresso do NOS Alive

Não sabe a que festival ir esta semana? Nós damos uma ajuda. Para além do festival do Passeio Marítimo de Algés, é também semana de Afro Nation, Jardins do Marquês e de John Legend no EDP Cool Jazz.
01 de julho de 2022 às 15:04
The Beach Boys
The Beach Boys
IAMDDB
Bring Me The Horizon
pub
Trippie Redd
Megan Thee Stallion
Imagine Dragons
pub
Alt-J
Metallica
The Strokes
pub
Chris Brown
Carminho
John Legend
pub
Da Weasel
The Beach Boys
IAMDDB
Bring Me The Horizon
Trippie Redd
Megan Thee Stallion
Imagine Dragons
Alt-J
Metallica
The Strokes
Chris Brown
Carminho
John Legend
Da Weasel

Está em andamento uma das épocas mais esperadas de 2022: com o amenizar da situação pandémica, os festivais de verão regressaram em força para trazer música e diversão de norte a sul do país.

Confira aqui todos os destaques desta semana de festivais, com NOS Alive, Sumol Summer Fest e Afronation, entre outros, no cardápio.

NOS ALIVE (6 a 9 de julho)

NOS Alive
NOS Alive

Depois de Primavera Sound e Rock in Rio, o evento de peso que se segue é o NOS Alive, que promete formar uma moldura humana considerável no Passeio Marítimo de Algés, entre os dias 6 e 9 de julho, num festival que já teve uma perda, com o cancelamento surpreendente da atuação de Stormzy, sendo substituído por AJ Tracey.

O primeiro dia, quarta-feira, marca o regresso dos The Strokes a Portugal, dez anos após terem pisado os palcos lusos no Super Bock Super Rock de 2011 (a outra presença havia sido no já extinto Lisboa Soundz, em 2006). A banda de Julian Casablancas é acompanhada no palco NOS por Mallu Magalhães, Jungle, The War on Drugs e Stromae. De resto, destaque para os "jovens" Fontaines DC e os "experientes" Parov Stelar e Modest Mouse, no palco Heineken, tal como para Moullinex, no palco WTF Clubbing, e Cuca Roseta, em dose dupla no EDP Fado Café.

O dia 7 de julho tem como cabeça de cartaz os Alt-J, que sucedem no palco NOS a Os Quatro e Meia, Celeste, Jorja Smith e Florence & the Machine. O palco Clubbing tem em Rita Vian, Pedro Mafama e Branko (em B2B com Batida) os nomes fortes, já o palco Heinken aposta em Dino D’Santiago e Glass Animals, para além do bluesman Seasick Steve que, em 2011, fora uma das surpresas deste mesmo festival.

Para o dia 8, o óbvio destaque são os Metallica, neste que será o 15.ª capítulo na história que liga o conjunto de James Hetfield ao nosso país e que começou no já longínquo ano de 1993, no antigo Estádio de Alvalade. O alinhamento promete uma mistura entre os mais prestigiados trabalhos dos norte-americanos, desde ‘Master of Puppets’ até ‘…And Justice for All’, passando por ‘Ride the Lightning’ e, claro, pelo famoso ‘Black Album’, num rodízio que irá de encontro ao saudosismo de muitos metaleiros que já aguardavam pelo retorno do heavy metal a Algés. Atenção, contudo, ao facto de a banda ter cancelado um concerto para o dia 29 de junho na Suíça, devido a um caso de covid-19. Royal Blood (palco NOS), St. Vincent e M.I.A. (ambas no palco Heineken) completam um dia que perdeu Stormzy, que cancelou o seu espetáculo, tendo sido substituído por um outro rapper britânico com quem curiosamente já colaborou, AJ Tracey.

Finalmente, o sábado trará uma mistela pouco habitual no palco NOS. Num dia que começa com os canadianos Mother Mother e as irmãs Haim, as atenções estão viradas para a aguardada e exclusiva reunião dos Da Weasel. O grupo de Carlão (ou Pacman, como preferir) será seguido pela sonoridade mais pop-rock dos Imagine Dragons, que dificilmente não entusiasmarão o público com os ‘hits’ mainstream que os caracterizaram, a exemplo de ‘Believer’, ‘Thunder’, ‘Demons’ ou ‘Radioactive.’ O palco será fechado pelos Two Door Cinema Club.

Também o palco Heineken atrairá decerto muitos festivaleiros neste último dia: a jovem sensação californiana Phoebe Bridgers é o primeiro nome forte da noite, seguindo-se o sempre popular Manel Cruz, vocalista dos Ornatos Violeta. O final do dia promete com a subida a palco dos australianos Parcels, que fizeram furor em Paredes de Coura em 2019, e, por fim, o produtor canadiano Caribou. Já o palco WTF Clubbing terá um dia inteiro pela mão de DJ Vibe, que com a sua curadoria ‘Paradise Called Portugal’ trará vários artistas da música eletrónica lusa, incluindo o próprio.

AFRO NATION (1 a 3 de julho)

Afro Nation
Afro Nation Foto: Instagram

Entre 1 e 3 de julho, Portimão irá receber a segunda edição do Afro Nation, depois da estreia em 2019, um festival com dimensão global, que convoca caras de relevo do hip hop, rap e RnB mundial ao sul de Portugal. No primeiro dia, esta sexta-feira, Amaria BB dará o pontapé de saída no palco principal, que receberá Rema, Koffee e P-Square, antes do fecho com Davido.

Palco esse que no sábado irá ser anfitrião dos primeiros grandes nomes do cartaz: para além de Popcaan e Wizkid, os holofotes estarão voltados para Chris Brown, naquela que será a estreia em solo português do norte-americano, autor de êxitos como ‘Kiss Kiss’, ‘Beautiful People’ ou ‘Look At Me Now’, entre outros.

O último dia do festival, que terá Calema, Beenie Man e Tekno no principal palco, fecha com Burna Boy, mas não sem antes atuar a principal figura da edição deste ano do Afro Nation: Megan Thee Stallion. Igualmente estreante em Portugal, terá à sua espera uma multidão ansiosa por cantar ‘Sweetest Pie’, ‘WAP’, ‘Cry Baby’ e ‘Hot Girl Summer.’ Kabza de Small estará encarregue de fechar o palco Piano People.

JARDINS DO MARQUÊS (1 a 10 de julho)

Jardins do Marquês
Jardins do Marquês Foto: Instagram

Esta semana receberá os primeiros dias do festival Jardins do Marquês, em Oeiras, que inicia esta sexta-feira, 1 de julho, e terminará apenas no domingo da semana seguinte, dia 10 de julho.

O festival abre em força com os portuenses TAXI com a sua ‘Chiclete’, e, claro, com os The Beach Boys. Aquela que é uma das maiores bandas da história da música chegará para a apresentar a coletânea ‘Sound of Summer: The Very Best of The Beach Boys’, apesar de desfalcada com a ausência do principal membro, Brian Wilson, tal como de Al Jardine ou David Marks. Não obstante, serão interpretados os temas mais impactantes da já longa história do conjunto californiano: ‘Surfin’ Safari’, ‘Surfin’ USA’, ‘Surfer Girl’, ‘I Get Around’, ‘God Only Knows’, ‘California Girls’, ‘Sloop John B’, ‘Wouldn’t It Be Nice’ e ‘Good Vibrations’ serão cantados ao lado de ‘covers’ de temas clássicos da época.

Se no dia 3 de julho é a vez do angolano Paulo Flores levar um ‘Jeito Alegre de Chorar’ a Oeiras, o dia 5 será da carioca Marisa Monte, com a primeira parte a ficar a cargo do multifacetado uruguaio Jorge Drexler. Finalmente (por enquanto), o dia 7 de julho pintar-se-á nas cores nacionais com a nossa representante na Eurovisão, MARO, antes da atuação de Carminho.

SUMOL SUMMER FEST (1 e 2 de julho)

Sumol Summer Fest
Sumol Summer Fest Foto: Instagram

A Ericeira volta a receber os fãs do reggae para o já 'habitué' do nosso calendário de festivais, o Sumol Summer Fest, entre 1 e 2 de julho.

O Palco Sumol abrirá no primeiro dia com Mobbers e T-Rex, a preparar terreno para a atuação de Piruka. Depois do rapper da Madorna, segue-se a angolana IAMDDB, ‘nom de plume’ de Diana de Brito, nascida em Lisboa e residente em Manchester, ela que foi considerada uma promessa do cenário musical britânico. A noite termina com Burna Boy e DJ Riot. No Palco Quiksilver, destaque para o DJ Set de Mike El Nite.

O segundo dia começa com Phoenix RDC e Lon3r Johnny, antes da jovem Nenny, que teve uma rápida ascensão na música portuguesa, saltando de sucesso em sucesso nos últimos três anos e será um dos nomes mais aguardados do evento. Eixo Norte-Sul irá abrir caminho para o também ainda pleno de juventude rapper norte-americano Trippie Redd, com o DJ RDD a fechar o palco e o festival. 

VOA HEAVY ROCK (30 de junho a 2 de julho)

VOA Heavy Rock
VOA Heavy Rock Foto: Instagram

Começou já esta quinta-feira este festival de três dias – entre 30 de junho e 2 de julho –direcionado aos aficionados do metal no Estádio Nacional, em Lisboa. Depois de um dia que teve como cabeça de cartaz os Megadeth, esta sexta-feira verá subir ao palco os norte-americanos Mastodon e um nome de referência do rock, os britânicos Bring Me the Horizon.

Muito aguardado também o concerto dos não menos significantes Rise Against – terceira presença em Portugal da banda oriunda de Chicago – num último dia que incluirá ainda Epica, Me and that Man e Sabaton.

EDP COOL JAZZ (2 de julho)

EDP Cool Jazz
EDP Cool Jazz Foto: Instagram

De 2 a 30 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo. O arranque do festival, este sábado, terá como protagonista John Legend: o norte-americano de 43 anos sucederá em palco ao figueirense Murta, para levar a Cascais os seus hits mais marcantes, como ‘All of Me’ e ‘Conversations in the Dark.’

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável